A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) vem realizando um importante trabalho de recuperação de galerias de águas pluviais em diversas ruas da capital alagoana. Somente no mês de janeiro, foram contempladas 17 ruas em mais de 10 bairros de Maceió.
Essas ações têm como objetivo tornar funcional o sistema de drenagem que estava desgastado em determinadas localidades, prejudicando o escoamento da água da chuva. Um exemplo desse serviço foi iniciado na Rua Alfredo Marsíglia, no bairro do Jacintinho, onde a tubulação estava comprometida e oferecia risco.
A obra consiste na construção de um novo trecho de 60 metros, utilizando uma tubulação de 600 mm em PEAD, material que oferece maior durabilidade e resistência em comparação com a antiga tubulação de concreto. Atualmente, a obra está 70% concluída e irá melhorar a capacidade de escoamento das águas pluviais na região, evitando acúmulo de água e transtornos durante o período de chuvas.
Além disso, a Seminfra também realizou a recuperação de galerias em outros bairros, como Trapiche, Jaraguá, Benedito Bentes, Ponta Verde, Ouro Preto, Cruz das Almas, Barro Duro, Poço, Cidade Universitária e Farol. Ao todo, foram recuperados 13 poços de visitas e 20 bocas de lobo.
Outra ação importante realizada pela Seminfra em janeiro foi a retirada de 386 toneladas de entulhos das galerias de águas pluviais da cidade. Esse lixo foi removido de 58 ruas em mais de 20 bairros de Maceió. Para realizar essa desobstrução, a secretaria fez inspeção e limpeza em 2 km de galerias, 44 caixas coletoras, 48 poços de visitas e 227 bocas de lobo.
Essas ações são fundamentais para garantir a eficiência do sistema de drenagem da cidade e evitar problemas durante o período de chuvas intensas. A Seminfra continuará trabalhando para promover a recuperação e manutenção das galerias de águas pluviais em Maceió, visando o bem-estar da população e a preservação do meio ambiente.













