O Saurê Palmares, evento que celebra a resistência e a cultura afro-brasileira, terá início nesta sexta-feira (10) com uma programação de cinco dias de festa. O evento, que já faz parte do calendário da Prefeitura de Maceió há nove anos, acontecerá simultaneamente com o Vamos Subir a Serra, na Praça Multieventos.
Com o objetivo de potencializar a visibilidade dos artistas e afroempreendedores da cidade, o Saurê Palmares reforça a programação do Vamos Subir a Serra. Durante os cinco dias de evento, será possível conhecer o trabalho de afoxés, maracatus, bandas afro e muito mais, em dois palcos montados na praça.
No palco Dandara, que estará localizado em uma tenda, se apresentarão diversos artistas, como o Maracatu Yá Dandara, o Grupo Cultural Inaê, a banda Afro Dendê, entre outros. Já no palco Kizomba, que ficará na área externa, se apresentarão o Coletivo Afro Caeté, a banda Afro Mandela, entre outros.
O presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural, Myriel Neto, ressaltou a importância dos eventos afro para Maceió e afirmou que a cidade também sediará a Festa das Águas, em dezembro, e o Xangô Rezado Alto, em fevereiro.
Para o secretário da Semce, Dr. Cleber, eventos como o Saurê Palmares e o Vamos Subir a Serra contribuem para tornar Maceió uma cidade sem preconceitos e inclusiva, promovendo a diversidade cultural e valorizando os artistas e empreendedores negros.
A programação completa do evento pode ser conferida abaixo:
PRAÇA DANDARA – ESPAÇO CULTURAL ZUMBI DOS PALMARES
10 DE NOVEMBRO
16H – MARACATU YÁ DANDARA
17H – GRUPO CULTURAL INAÊ
11 DE NOVEMBRO
15H – AFRO DENDÊ
18H – JAIRON QUEIROZ
12 DE NOVEMBRO
16H – PALCO ABERTO
18H – OJU OMIN OMOREWÁ
13 DE NOVEMBRO
18H – AFOXÉ ODÔ IYÁ
14 DE NOVEMBRO
16H – AFRO ZUMBI
18H – SAMBA DE RODA K’POSÚBĘTÁ
15 DE NOVEMBRO
18H – COCO DE RODA DO PAI ALEX
PALCO KIZOMBA ARTE, CULTURA E GASTRONOMIA AFROINDÍGENA
10 DE NOVEMBRO
20H – COLETIVO AFROCAETÉ
21H – AFOXÉ POVO DE EXÚ
11 DE NOVEMBRO
19H – AFRO MANDELA
20:30H – RODA DE SAMBA COM IGBONAN ROCHA & SAMBA DE NÊGO E CONVIDADOS
12 DE NOVEMBRO
19H – AFRO AFOXÉ
20:30H – SAMBA DA PERIFERIA
13 DE NOVEMBRO
19H – CORAÇÃO DE MAINHA
20:30H – SAMBALELÊ
14 DE NOVEMBRO
19H – WELLIGTON PINHEIRO E VAL OHANA
20:30H – PAGODE DA NANÁ
15 DE NOVEMBRO
19H – ALICE GORETE
20:30H – VIBRAÇÕES
O evento promete ser uma grande celebração da cultura afro-brasileira e uma oportunidade de aprendizado e inclusão para os maceioenses. Não deixe de conferir a programação e prestigiar os artistas e empreendedores negros da cidade.