A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) criou uma plataforma online com o objetivo de agilizar e facilitar o processo de transferência de pontos da Carteira Nacional de Trânsito (CNH) em infrações expedidas pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió. Essa plataforma permite a identificação de infrações cometidas por pessoas que não são proprietárias do veículo em questão.
De janeiro a setembro de 2023, foram protocolados ao DMTT um total de 7.561 processos para identificação de infratores. Para ter acesso a esse serviço, é necessário instalar o aplicativo da Carteira Digital de Trânsito (CDT). No entanto, apenas pessoas físicas podem fazer a indicação do infrator. O “real infrator” deve possuir CNH digital e o indicado deve assinar o “aceite” eletronicamente pelo portal de serviços do Governo Federal.
Além disso, é fundamental aderir ao Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Após esse passo, o usuário deve selecionar a opção “infrações”, seguida de “por veículo”, e escolher o veículo e a infração em questão. Em seguida, o usuário deverá clicar na opção “real infrator” e selecionar a opção “indicar”. Nesse momento, será necessário informar o CPF da pessoa que cometeu a infração e pedir para que ela aceite a indicação também pelo aplicativo da CDT.
No caso de indicação do condutor infrator entre pessoas jurídicas, como veículos de locadoras, ou para aqueles que não possuem o aplicativo da CDT, o procedimento poderá ser realizado presencialmente na sede do DMTT ou na Central Já! do Parque Shopping, em Mangabeiras.
De acordo com Fábio Torres, da Assessoria de Defesa Prévia do DMTT, esse serviço facilita a vida das pessoas ao evitar deslocamentos até os órgãos de trânsito. Os condutores podem acessar o aplicativo e realizar o procedimento de forma rápida e simples, sem a necessidade de acumular papéis. Além disso, essa nova plataforma também otimiza outros atendimentos que costumam ser feitos de forma presencial.
Portanto, com o objetivo de desburocratizar os serviços e tornar o atendimento mais ágil e cômodo, a plataforma virtual da Senatran tem se mostrado uma ferramenta eficiente para a transferência de pontos da CNH em infrações do DMTT de Maceió. Os condutores agora podem realizar esse procedimento de forma online, diretamente na plataforma da Secretaria Nacional de Trânsito.