Agendamento de Consultas Médicas pelo SUS: Inovação no Ambulatório de Especialidades da Uncisal
O desejo de realizar o agendamento de consultas médicas pelo SUS sem enfrentar filas é comum entre os usuários do sistema público de saúde. Visando essa necessidade, o Ambulatório de Especialidades (Ambesp), parte da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), implementou um projeto que otimiza o processo de agendamento. O objetivo é reorganizar o fluxo de atendimentos, promover a humanização e garantir o acesso igualitário aos serviços de saúde.
O projeto, intitulado “Sem filas, mais saúde: reestruturação da dinâmica de marcação de consultas como estratégia de redução de filas”, foi premiado em primeiro lugar na 1ª Mostra de Práticas Exitosas em Saúde, realizada na última terça-feira (27).
A iniciativa surgiu da percepção dos colaboradores do Ambesp sobre a necessidade de facilitar o acesso às marcações de consultas, tornando o atendimento mais ágil e digno para os pacientes. Segundo Luiza Freitas, coordenadora do ambulatório, “as marcações de consultas são a porta de entrada dos pacientes aos serviços; assim, precisávamos ampliá-las e simplificar esse acesso”.
Antes da implementação desse projeto, as marcações aconteciam apenas às segundas-feiras, o que resultava em longas filas e dificuldade para aqueles que não podiam comparecer naquele único dia. A mudança agora permite agendamentos de segunda a sexta-feira, tanto presencialmente quanto pela internet, facilitando o acesso ao atendimento.
Como parte da estratégia, a equipe do ambulatório se dedicou a informar os pacientes sobre o novo formato de agendamento durante as esperas, resultando em maior conscientização e adesão à nova rotina.
O Ambulatório de Especialidades Médicas da Uncisal oferece atendimentos em diversas especialidades, incluindo Angiologia, Clínica Médica, Cardiologia, Dermatologia, Endocrinologia e muitas outras, atendendo completamente pelo SUS.
Para mais informações, o Ambesp/Uncisal está localizado na Rua Dr. Pedro Monteiro, nº 347, Centro, Maceió – AL, dentro do prédio da Etsal.
Com informações e fotos da Uncisal












