Em Foz do Iguaçu, o espetáculo da abertura dos Jogos da Juventude CAIXA 2026 tornou-se uma celebração à diversidade cultural e ao poder transformador do esporte. No dia 19 de outubro, o Ginásio Costa Cavalcanti foi palco de um evento que marcou oficialmente o início da maior competição multiesportiva do Brasil para jovens entre 13 e 17 anos. A pira dos Jogos foi acesa pela renomada atleta Ágatha Rippel, que conquistou a prata no vôlei de praia nas Olimpíadas do Rio 2016 e o título mundial em 2015, simbolizando o espírito olímpico e o compromisso com os novos talentos do esporte.
Com a participação de aproximadamente 4.900 jovens atletas provenientes de todas as 27 unidades federativas e delegações internacionais da Argentina, Japão e Paraguai, esta edição consolida-se como a maior da história dos Jogos da Juventude, que se prolongarão até o dia 3 de novembro. A cerimônia não apenas ressaltou o vigor esportivo, mas também enalteceu a rica herança cultural de Foz do Iguaçu, cidade conhecida mundialmente pelas suas magníficas paisagens e pela localização estratégica na tríplice fronteira com Argentina e Paraguai.
Autoridades e esportistas de renome marcaram presença, e a cerimônia trouxe mensagens inspiradoras enquanto destacou a importância do evento para a mobilização e incentivo de milhões de jovens atletas em todo o Brasil. Marco La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil, destacou a magnitude do momento, lembrando que para estar presente na competição, os jovens enfrentaram um árduo processo classificatório que envolveu cerca de dois milhões de participantes.
A cerimônia foi um espetáculo à parte, com uma versão inovadora do Hino Nacional Brasileiro executada por instrumentos característicos dos países da tríplice fronteira – harpa paraguaia, acordeão argentino e viola caipira brasileira –, simbolizando a união cultural. Esta edição também reviveu a lenda local das cataratas de Foz do Iguaçu, emocionando o público com a história do guerreiro Tarobá e da jovem Naipi.
Os atletas fizeram seu juramento, e as delegações desfilaram com entusiasmo, representando cada canto do Brasil e os países convidados. Manoela Penna, diretora de Comunicação, Marketing e Valores Olímpicos do COB, destacou a importância da celebração como um espaço para a amizade, troca de experiências e conquistas, indo além da competição.
O Prefeito de Foz do Iguaçu, General Joaquim Silva e Luna, também deu as boas-vindas calorosas aos visitantes, enfatizando a receptividade da cidade perante atletas, treinadores, e membros das delegações. A cidade não só abre suas portas, mas também seu coração, para acolher todos aqueles que chegam carregados de sonhos e esperanças.
Além da competição, os Jogos da Juventude são uma plataforma para interação com os Embaixadores do evento – 21 figuras icônicas do esporte brasileiro estão presentes, compartilhando experiências valiosas com a nova geração e promovendo os valores olímpicos. Entre eles destacam-se nomes como Arthur Zanetti, Janeth Arcain e Rosângela Santos, entre outros.
Os interessados podem acompanhar as competições e resultados ao vivo pelo site oficial e aplicativo dos Jogos. A cobertura completa das provas, divididas em três blocos, destaca modalidades como atletismo, judô, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa e triatlo. Realizados em parceria com diversos patrocinadores e apoiadores, esses Jogos promovem a universalidade do esporte e a celebração das culturas que se encontram em Foz do Iguaçu.
Com informações do Comitê Olimpico do Brasil
Legenda Foto: Atletas celebram a abertura dos Jogos da Juventude CAIXA 2026 em Foz do Iguaçu, marcada por diversidade cultural e força do esporte. Com 4.900 jovens de todo o Brasil e três países convidados, a cerimônia no Ginásio Costa Cavalcanti destacou a riqueza cultural da região e o espírito olímpico. Foto: Carol Coelho/COB (IG: @carolcoelho) e Alexandre Loureiro/COB (IG: @alexandreloureiroimagens).












