No segundo trimestre de 2026, o setor de alojamento e alimentação, principalmente bares e restaurantes, registrou um crescimento significativo na abertura de novos postos de trabalho, de acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Contínua trimestral divulgada pelo IBGE. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, foram criadas 47 mil vagas, totalizando um avanço de 97 mil postos de trabalho.
Essa expansão do mercado de trabalho coincide com datas comemorativas populares, como o Dia das Mães e o Dia dos Namorados, que são consideradas as mais rentáveis do calendário para o setor, além do impacto positivo dos jogos da Copa do Mundo. O aumento na circulação de consumidores em bares e restaurantes durante esses eventos levou os estabelecimentos a reforçar suas equipes para atender a demanda.
Paulo Solmucci, presidente-executivo da Abrasel, destaca a importância do calendário nesse trimestre, ressaltando que as datas comemorativas e eventos esportivos exigem um time reforçado, o que naturalmente resulta em mais contratações no setor. Além disso, ele enfatiza que o emprego no setor vem crescendo de forma consistente, e a perspectiva é que esse ritmo se mantenha no segundo semestre, impulsionado pelo aquecimento do mercado de trabalho e os impactos das eleições.
É importante ressaltar que a Abrasel oferece diversos benefícios para seus associados, visando fortalecer e apoiar o setor de alimentação e hospedagem. A expectativa é de que, com a retomada gradual da economia e a manutenção do movimento nos estabelecimentos, o mercado de trabalho continue a se expandir e gerar mais oportunidades de emprego ao longo do ano.
Com informações e fotos da Abrasel/BR













