Na última segunda-feira (27), uma operação de fiscalização ambiental, intitulada “Onda Verde”, levou a Polícia Militar a resgatar 40 aves silvestres mantidas de forma ilegal em cativeiro nos municípios de Tanque d’Arca, Belém, Igaci e Boca da Mata. Essa ação, organizada pelo Batalhão Ambiental, visa intensificar o combate às irregularidades que ameaçam a fauna local.
Durante as verificações em Tanque d’Arca e Belém, os policiais encontraram diversas irregularidades. O resultado foi a apreensão de 31 aves e a formalização de três Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). A equipe da operação recebeu uma denúncia sobre a exposição irregular de animais na via pública em Igaci. Ao se dirigirem ao local indicado, os policiais descobriram pássaros sem identificação dos responsáveis, o que resultou na imediata apreensão das aves.
Em uma abordagem distinta, uma outra equipe se deslocou até Boca da Mata, onde havia informações sobre um infrator reincidente. Na residência investigada, os militares encontraram nove aves em condição irregular de cativeiro. Essa situação levou à lavratura de um quarto TCO contra o responsável pelo ato de manutenção dos animais em cativeiro.
Entre as espécies resgatadas encontram-se o canário-da-terra, galo-da-campina, papa-capim e sabiá-laranjeira. A preocupação com a fauna silvestre tem se acentuado, e iniciativas como essas são fundamentais para coibir a exploração ilegal e preservar a biodiversidade.
Todas as 40 aves resgatadas foram encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado em Maceió, onde passarão por uma avaliação detalhada e reabilitação antes de serem reintegradas a seus habitats naturais. Vale destacar que, segundo dados do Batalhão de Polícia Ambiental, no mês de abril de 2026, o estado já havia registrado a apreensão de 734 animais silvestres, refletindo uma crescente preocupação e ação das autoridades em relação ao uso inadequado e à proteção da vida selvagem. Essa operação evidencia a importância de uma fiscalização ativa e constante para garantir que os direitos dos animais sejam respeitados e que a biodiversidade local seja preservada.
Com informações e fotos da Semarh/AL













