logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Bahia Inova Processos de Habilitação com Novas Regras para CNH do Brasil e Mais Agilidade

COMPARTILHE

A Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) realizou uma visita técnica ao Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), em Salvador, com o objetivo de verificar a implementação do programa CNH do Brasil. Este programa, que conta com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU), busca garantir que as novas diretrizes e processos sejam aplicados de maneira homogênea em todos os estados brasileiros.

Durante a visita, o secretário nacional de Trânsito, Adrualdo Catão, teve a oportunidade de conhecer as operações diárias do Detran-BA, que se destaca como um dos primeiros no país a iniciar mudanças significativas no processo de habilitação. A visita visou compreender de perto os desafios enfrentados pelas unidades estaduais na implementação de uma política pública essencial para a mobilidade dos cidadãos.

Recentemente, houve uma série de modificações no formato do exame para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma das principais novidades é a remoção da baliza como parte obrigatória do exame prático. A nova versão do Manual Brasileiro de Exames de Direção Veicular, que entrou em vigor, estabelece novos procedimentos e diretrizes a serem seguidos pelos Detrans, com um enfoque particular na segurança das vias e no comportamento dos motoristas.

As alterações propostas buscam alinhar as avaliações teóricas e práticas de direção com as realidades que os motoristas encontrarão no dia a dia das estradas brasileiras. Essa aproximação é vista como um passo importante para a formação de condutores mais preparados e conscientes das normas de trânsito.

Na Bahia, há atualmente um expressivo número de 274.751 pedidos de primeira habilitação e 209.688 inscrições para cursos de formação de condutores. No Brasil, o total de requerimentos para a obtenção da CNH já ultrapassa a marca de 3 milhões, evidenciando a alta demanda pela regularização e habilitação de novos motoristas.

Essa iniciativa reflete o compromisso em promover uma formação de qualidade e uma gestão eficiente dos serviços de trânsito em todo o país.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade