logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Ministério da Agricultura Anuncia Inovações na CNH e Novas Obras Viárias na Região Sul

COMPARTILHE

Iniciou-se recentemente mais uma etapa da caravana “Na Boleia do Brasil”, que visa acompanhar o desenvolvimento de infraestruturas e a implementação de novas medidas no setor de transportes, desta vez na região Sul do país. Durante a visita ao estado do Paraná, o foco foi na adequação do Detran às novas regras da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à Medida Provisória nº 1.327, conhecida como a MP do Bom Condutor, em vigor desde dezembro de 2025.

As mudanças já estão surtindo efeito, permitindo que o Detran-PR aceite processos abertos por meio do aplicativo da CNH do Brasil. Um dos avanços significativos inclui a fixação do custo dos exames para obtenção da habilitação em R$ 180, além da renovação automática da carteira para motoristas sem infrações registradas nos últimos 12 meses. Essa movimentação visa não apenas facilitar a vida dos cidadãos, mas também garantir um equilíbrio entre os condutores que respeitam as leis de trânsito e aqueles que cometem infrações.

Desde a adoção das novas normas, aproximadamente 22 mil motoristas cadastrados no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC) tiveram a habilitação renovada automaticamente no Paraná, e em todo o Brasil, esse número supera os 323 mil. Isso possibilita economia para muitos motoristas, que agora podem investir esses recursos em outras áreas de suas vidas, como lazer e atividades com a família.

Além disso, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) tem amplificado sua fiscalização para assegurar que todos os Detrans dos 26 estados e do Distrito Federal operem sob as novas normas. Apenas cinco estados ainda estão se adequando às novas diretrizes, e ações estão em curso para monitorar sua implementação.

A proposta de incorporar educação para o trânsito nas escolas também está em análise. A ideia é que os alunos completem seu curso teórico na educação básica, podendo realizar a etapa prática para obter a carteira de motorista mais adiante. Essa mudança visa não apenas reduzir a burocracia, mas também promover um ambiente mais seguro nas ruas.

No que tange à infraestrutura, o projeto de duplicação da PR-418, que abrange 16 quilômetros, inclui a construção de viadutos e melhorias no sistema de drenagem, com conclusão prevista para fevereiro de 2027. O investimento total nesse projeto gira em torno de R$ 200 milhões, refletindo um esforço para melhorar a mobilidade na Região Metropolitana de Curitiba.

Em Santa Catarina, foram retomadas obras de duplicação da BR-280, essenciais para a conectividade da região com importantes rodovias nacionais. Esses avanços, juntamente com a duplicação da BR-470, que já apresenta 86% de seu progresso físico, visam proporcionar um trânsito mais seguro e eficiente.

A caravana “Na Boleia do Brasil” é parte de um projeto maior iniciado em 2025 e já passou pelo Sudeste, destacando a importância da infraestrutura viária, além das soluções para questões críticas, como o Morro dos Cavalos em Palhoça. Com o objetivo de melhorar a segurança e a mobilidade, essa iniciativa promete impactar positivamente a vida de milhares de cidadãos.

Com informações e Fotos do Ministério dos Transportes

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade