A Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb) registrou mais um ataque de vandalismo na manhã desta quarta-feira (06) no Corredor Vera Arruda, em Maceió. Trata-se do segundo Ponto de Entrega Voluntária (PEV) incendiado na região em apenas uma semana, causando prejuízos e transtornos para a cidade.
Os cooperados da Cooplum, responsáveis pela coleta de recicláveis na Jatiúca, foram os responsáveis por reportar o incidente. Os equipamentos destinados ao descarte de materiais recicláveis têm sido alvo frequente de vandalismo na cidade. Além do PEV no Corredor Vera Arruda, outros pontos como a Praça da Faculdade e a Praça do Skate também já foram danificados anteriormente.
A diretora-executiva da Alurb, Kedyna Tavares, expressou indignação com a situação, destacando o esforço da autarquia em manter a cidade limpa e a importância dos equipamentos para a conscientização ambiental. Ela ressaltou que os gastos para recuperar um PEV chegam a cerca de R$ 3.500,00, valor que poderia ser investido em melhorias para a comunidade.
Maceió conta com 32 Pontos de Entrega Voluntária distribuídos pelas principais vias e praças, facilitando o descarte correto de recicláveis para a população. Aqueles que forem flagrados danificando o patrimônio público podem enfrentar detenção de um a seis meses ou receber multa, de acordo com o Código Penal Brasileiro.
A população pode colaborar denunciando atos de vandalismo pelos números 153 da Guarda Civil Municipal ou 190 da Polícia Militar de Alagoas. A conscientização e o respeito ao patrimônio público são fundamentais para manter a cidade limpa e preservada.netinete