O setor de turismo brasileiro promete ter um excelente desempenho em 2023, com previsão de arrecadar R$752,3 bilhões, o que representa 7,8% do PIB nacional. Esse valor supera em 5% o registrado em 2019, ano pré-pandemia. Além disso, até o final do ano, espera-se que as mais de 50 cadeias econômicas ligadas ao turismo gerem cerca de 7,9 milhões de empregos.
Os dados são provenientes do Relatório de Impacto Econômico, elaborado pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC). De acordo com o relatório, o setor de turismo no Brasil está se recuperando e demonstra ser uma força econômica e social significativa. A presidente da WTTC, Julia Simpson, destaca que o país possui um grande potencial para o crescimento nesse setor.
Os investimentos no turismo também estão em ascensão, com um aumento de 14,7% nos gastos de turistas estrangeiros no Brasil em abril, em comparação com o mesmo período do ano anterior. No acumulado do ano, os estrangeiros já injetaram US$ 2.155 bilhões na economia brasileira, uma alta de 32,3% em relação a 2022.
Até março deste ano, o Brasil recebeu 2,3 milhões de turistas estrangeiros, um número superior ao mesmo período de 2020 e 2019. A Argentina foi o principal país de origem dos visitantes, seguida pelos Estados Unidos e Paraguai. Os estados mais procurados foram Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.
A ministra do Turismo, Daniela Carneiro, tem realizado uma intensa agenda internacional com o objetivo de melhorar a imagem do Brasil no exterior e atrair mais turistas estrangeiros. Entre os acordos firmados, destaca-se a parceria com o governo espanhol para projetos relacionados aos Destinos Turísticos Inteligentes e a cooperação com a Organização Mundial do Turismo para atrair investimentos estrangeiros para o turismo brasileiro.
O trabalho do Ministério do Turismo visa movimentar a economia, gerar empregos e renda, contribuindo para o crescimento contínuo do setor de turismo no país.
Com informações e Fotos do Ministério do Turismo