Uma oficina em apoio à sustentabilidade turística foi realizada no município de Paripueira, como parte do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) da região Costa dos Corais. A ação, promovida pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL), teve como objetivo fomentar o turismo sustentável em Alagoas, consolidando o serviço de excelência em um dos setores mais importantes para a economia do estado.
Durante a oficina, foram discutidos o planejamento da ação e os ajustes finais do planejamento desenvolvido nas duas oficinas anteriores. Foram levantados dados das regiões e identificadas as ações necessárias para o desenvolvimento do turismo sustentável. A superintendente de Infraestrutura Logística para o Turismo, Sandra Villanova, destacou a importância do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável para potencializar o turismo sustentável, fortalecer o destino como sustentável e identificar desafios e soluções em parceria com a sociedade.
Os Planos de Desenvolvimento estão sendo financiados pelo Governo de Alagoas, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF), e contam com a participação das Instâncias de Governança (IG), da comunidade local e do trade turístico da região. A Setur-AL tem como objetivo orientar o setor turístico a curto, médio e longo prazo, fornecendo o suporte necessário para o desenvolvimento dessas ações.
As próximas regiões a receberem a oficina do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável serão Caminho das Águas e Cânions do São Francisco. Essas iniciativas visam impulsionar o turismo alagoano, fortalecendo o setor e contribuindo para a sustentabilidade do destino.
O turismo sustentável é uma tendência mundial e tem se tornado cada vez mais importante para a preservação do meio ambiente e a valorização das comunidades locais. Alagoas, com suas belas praias e riquezas naturais, possui grande potencial para se destacar nesse segmento. Com a realização dessas oficinas e a implementação dos Planos de Desenvolvimento, o estado busca se posicionar como um destino turístico sustentável, atraindo cada vez mais visitantes conscientes e contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região.
Fotos: Agência Alagoas –
Ascom Setur