A Secretaria de Estado do Turismo (Setur) lançou oficialmente a Rota da Cachaça, um roteiro turístico que percorrerá seis cidades do interior de Alagoas, com o objetivo de valorizar a cultura e a tradição da produção dessa bebida no estado. O evento de lançamento acontecerá no dia 13 de setembro no Engenho Caraçuípe, em Campo Alegre, e contará com a presença de aproximadamente 70 convidados, entre agentes de viagens e jornalistas especializados.
Durante o evento, serão apresentados todos os detalhes do novo roteiro turístico, que englobará engenhos, fábricas e restaurantes do Agreste alagoano. A iniciativa visa destacar o potencial turístico das regiões produtoras de cachaça no estado, ressaltando a tradição e a autenticidade do produto que faz parte da história e da cultura alagoana.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, a Rota da Cachaça é mais uma prova do trabalho conjunto entre o poder público e a iniciativa privada, que tem dado bons resultados. A secretária ressalta que o lançamento da rota é uma forma de falar sobre as raízes do povo alagoano e mostrar a força dos empreendimentos locais, que já foram premiados internacionalmente.
Durante o evento de lançamento no Agreste, os participantes terão a oportunidade de degustar cachaças produzidas por cinco engenhos da região, além de pratos que utilizam as bebidas nas receitas. Também poderão conhecer mais sobre o processo de fabricação da cachaça, o que enriquecerá a experiência dos visitantes.
A Rota da Cachaça é oferecida por diversas agências de viagens alagoanas e pode ser realizada em oito pontos do estado. Os pacotes turísticos podem ser no formato de “bate-volta”, saindo da capital, ou incluir hospedagens em hotéis da região. Com a proximidade da região metropolitana de Maceió, turistas que estão na capital ou em municípios turísticos vizinhos podem aproveitar essa nova experiência do Destino Alagoas.
Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, uma fábrica de cerveja que também produz cachaças recentemente.
Além das produtoras de cachaça, os passeios pela Rota da Cachaça podem incluir outros empreendimentos da região, como o Engenho do Queijo, o Empório Alegre e diversos restaurantes dos municípios do agreste. A expectativa é que a rota movimente ainda mais o turismo na região, atraindo visitantes interessados em conhecer a cultura e a tradição alagoana por meio da produção da cachaça.