No último dia 13 de setembro, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) lançou uma nova opção de turismo gastronômico em Campo Alegre, chamada de Rota da Cachaça. O evento contou com a presença de representantes de cinco engenhos do Agreste alagoano, que apresentaram seus produtos para agentes de viagens e jornalistas, com o intuito de promover essa nova rota turística.
O lançamento da Rota da Cachaça aconteceu em pleno Dia Nacional da Cachaça, e teve a participação de cerca de 70 convidados. Durante o evento, os presentes puderam conhecer os produtos dos engenhos Caraçuípe, Coração da Mata, Gogó da Ema, Brejo dos Bois e Taverna, além de experimentarem um cardápio exclusivo assinado pelo renomado chef Serginho Jucá. O cardápio contava com drinks utilizando a cachaça brasileira, assim como pratos preparados com as cachaças alagoanas.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, ressaltou a importância desse novo roteiro para o fortalecimento da interiorização do turismo em Alagoas. Ela destacou que as praias do estado já são reconhecidas nacional e internacionalmente, mas é importante mostrar que o potencial turístico vai além disso. Assim como os turistas que visitam vinícolas no Brasil e no mundo, Bárbara Braga acredita que os engenhos alagoanos podem atrair turistas interessados no turismo gastronômico.
A Rota da Cachaça já está disponível para os turistas. É possível adquirir pacotes oferecidos pelas agências de viagens alagoanas, que incluem desde excursões bate-volta, saindo da capital Maceió, até passeios completos, com hospedagem em hotéis da região. Além disso, também é possível realizar as visitas de forma independente, agendando diretamente com os engenhos.
A proximidade da região metropolitana de Maceió é um fator que pode impulsionar o turismo na Rota da Cachaça. Turistas que estão na capital ou em municípios vizinhos, como Marechal Deodoro e Barra de São Miguel, podem aproveitar essa nova experiência do Destino Alagoas.
Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do Agreste estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, que além de produzir cerveja, passou a produzir cachaças recentemente. Além das produtoras de cachaça, os passeios podem incluir outros empreendimentos da região, como o Engenho do Queijo, o Empório Alegre e diversos restaurantes dos municípios do agreste.
Com essa nova opção de turismo gastronômico, a expectativa da Setur é atrair cada vez mais turistas para a região do Agreste alagoano e fortalecer o turismo no estado, consolidando a interiorização do setor.