O Programa Escola do Turismo iniciou esta semana as aulas gratuitas em cinco municípios de Alagoas, com o objetivo de promover oportunidades e capacitar profissionais e interessados em ingressar no setor turístico. As cidades de Maceió e Arapiraca foram as primeiras a receber os cursos, que começaram na segunda-feira (3). Ao todo, foram disponibilizadas 840 vagas para aulas gratuitas ministradas pelo Senac e pelo Sindhal.
Três turmas com carga curricular de 8 horas foram iniciadas na segunda-feira (3), em salas do Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, e já finalizaram as atividades na terça-feira (4) com entrega de certificados. Os cursos ofertados foram de Aperfeiçoamento em serviço de Confeiteiro, Elaboração de Drinks e Coquetéis, e Arte de Servir Vinhos.
Os cursos ministrados pelo Senac, que são para formação de Auxiliar de Cozinha e Camareiro em Meios de Hospedagem, têm carga horária de 240 horas e 160 horas, respectivamente, e devem encerrar as atividades no final do mês.
Segundo a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, o Programa Escola do Turismo é fundamental na formação de profissionais qualificados. Ela destaca que a iniciativa busca capacitar e qualificar os profissionais para o turismo, fortalecendo o setor e preparando-os para atender às demandas do segmento.
Além disso, Bárbara Braga ressalta a importância de solucionar a carência de profissionais capacitados no mercado de trabalho, e menciona que o segmento do turismo contempla diversas atividades econômicas, o que facilita a expansão da qualificação para todas as regiões turísticas do estado.
A Setur destaca que ainda é possível se inscrever nas vagas remanescentes para 10 cursos que serão iniciados nas próximas semanas. Os interessados devem acessar o site setur.al.gov.br para obter mais informações. As matrículas para os cursos ministrados pelo Sindhal podem ser realizadas pelo site da Setur, enquanto as inscrições nas aulas do Senac devem ser feitas em uma das unidades da instituição em Maceió ou Arapiraca.
Entre os cursos gratuitos oferecidos este mês, que ainda têm vagas remanescentes, estão: qualidade no atendimento ao turista para taxistas, qualidade no atendimento ao turista para guias de turismo e qualidade no atendimento ao turista sem serviço de alimentos e bebidas. O objetivo é capacitar os profissionais para oferecer um atendimento de qualidade aos turistas que visitam o estado de Alagoas.
Fotos: Agência Alagoas – Thiago Sampaio / Ascom Setur