Na manhã desta segunda-feira, 18 de novembro de 2024, Maceió, a capital de Alagoas, celebrou a chegada do primeiro navio da temporada 2024-2025 de cruzeiros. O Costa Pacifica, uma imponente embarcação capaz de acomodar mais de 3 mil passageiros, atracou no porto local às 7h, marcando o início do que promete ser a maior temporada de cruzeiros da história da região. A Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur-AL) esteve presente para monitorar este momento significativo, que promete trazer diversas oportunidades econômicas para o estado.
O Costa Pacifica, que partiu da cidade do Recife, faz sua primeira escala na capital alagoana antes de seguir para Salvador. Além de sua atração inaugural, o navio retornará a Alagoas em uma nova escala marcada para o dia 30 de março de 2025. Esta temporada de cruzeiros deve proporcionar uma série de benefícios econômicos, conforme destacou a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga. Segundo ela, a presença de turistas no estado não só impactará diretamente Maceió, mas também beneficiará as regiões turísticas nas proximidades, onde os visitantes terão a oportunidade de explorar a gastronomia local e o artesanato das cidades vizinhas.
Bárbara Braga ressaltou que a expectativa gerada para a temporada atual é resultado dos investimentos feitos na temporada anterior, 2023-2024, que focaram na melhoria da infraestrutura turística para recebimento adequado dos visitantes. Um estudo realizado pela Associação Internacional de Linhas de Cruzeiros (Clia) estima que cada turista a bordo de um navio de cruzeiro pode gerar um impacto econômico de aproximadamente R$ 606 no local da parada. Com este fluxo de turistas, o estado poderia injetar mais de R$ 80 milhões em sua economia.
A temporada 2024-2025 promete ser bastante intensa, com uma previsão de 14 navios fazendo um total de 33 paradas em Maceió. Na temporada anterior, mais de 141 mil leitos foram registrados, e a expectativa para este ano é que esse número aumente para mais de 148 mil, estendendo-se de novembro até abril de 2025. Essa série de eventos não só reafirma a posição de Alagoas como um dos principais destinos turísticos do Brasil, mas também destaca a relevância do turismo de cruzeiros para a economia local.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas