A Petrobras anunciou um aumento médio de 7,1% no valor do querosene de aviação (QAV) para venda às distribuidoras. Esta é a segunda alta consecutiva no preço do combustível. No início de julho, já havia ocorrido um reajuste de 3,2%. Os novos preços estão em vigor desde então nas refinarias da empresa.
Ao longo de 2023, o aumento acumulado no preço do QAV é de 0,8%, o que resulta num acréscimo médio de R$ 0,03 por litro em comparação com o valor registrado em dezembro de 2023. A Petrobras informou que, se for considerada a variação desde dezembro de 2022, houve uma redução acumulada de 18,9%, o que corresponde a um decréscimo de R$ 0,96 por litro.
A Petrobras esclareceu que não possui o monopólio da comercialização do querosene de aviação no Brasil. O mercado nacional é caracterizado pela livre concorrência, o que possibilita que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV, sem enfrentar restrições legais, regulatórias ou logísticas.
Os aumentos sucessivos no preço do querosene de aviação podem impactar a cadeia de aviação como um todo, uma vez que este combustível é um dos principais custos operacionais das companhias aéreas. Os ajustes de preço podem refletir nas tarifas aéreas e, consequentemente, nas despesas dos consumidores que utilizam o transporte aéreo.
Este cenário de variações de preços também pode influenciar a competitividade entre as empresas do setor, uma vez que cada empresa pode adotar estratégias distintas para absorver ou repassar esses custos adicionais ao consumidor final. A presença de múltiplos players no mercado pode auxiliar na diluição de possíveis impactos financeiros ocasionados por aumentos de preços.
Vale destacar que o querosene de aviação não é o único combustível cujos preços são influenciados por variáveis econômicas domésticas e internacionais. Fatores como a cotação do petróleo no mercado global e as taxas de câmbio também desempenham um papel significativo na definição dos preços praticados no Brasil.
Este aumento no preço do querosene de aviação reforça a dinâmica do mercado de combustíveis no contexto brasileiro, marcado pela flutuação constante dos preços e pela busca de equilíbrio entre custos operacionais e competitividade no setor aéreo.