As unidades de saúde estão intensificando suas campanhas preventivas contra o câncer de mama, como parte do Outubro Rosa. Essas iniciativas têm como objetivo compartilhar orientações e estimular o autocuidado das mulheres.
Um exemplo desse esforço é a Unidade Básica de Saúde Tereza Barbosa, localizada na Cidade Universitária, que em parceria com o Cras Cidade Universitária, promoveu orientações sobre câncer de mama, colo de útero e de ovário. Os profissionais de saúde enfatizaram a importância do autocuidado e da detecção precoce da doença, destacando a relevância de atividades coletivas fora das dependências da unidade de saúde.
Na Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mundo, os profissionais realizaram atividades educativas nas salas de espera, fornecendo orientações e informações sobre exames preventivos, como mamografias e ultrassom. O atendimento ao público feminino foi ampliado durante todo o mês de outubro, visando conscientizar e garantir o acesso a esses exames.
Já na UBS José Tenório, a comunidade do entorno foi mobilizada com uma ação extramuros intitulada “Que Xou da Xuxa é esse??”. A equipe promoveu orientações de forma descontraída, agendando consultas e citologias imediatamente, facilitando o acesso aos procedimentos de saúde.
Na UBS Felício Napoleão, a decoração temática e as atividades educativas foram destaque, com consultas, coleta de citologia, vacinação e palestras educativas sobre prevenção e importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Por fim, na UBS Osvaldo Brandão Vilela, além das palestras educativas e orientações sobre o câncer de mama, os profissionais de saúde ofereceram diversos serviços, como exames de citologia, aferição de pressão arterial, medição de glicemia, vacinação e exame clínico das mamas. Uma consultora de beleza também esteve presente para incentivar a autoestima das usuárias.
Essas ações demonstram o compromisso das unidades de saúde em promover a conscientização e prevenção do câncer de mama, reforçando a importância do autocuidado feminino e o acesso aos serviços de saúde. O trabalho conjunto entre profissionais da saúde e a comunidade é essencial para combater essa doença de forma eficaz.