logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Oficina de testes rápidos para profissionais da Funasa em Maceió preparam equipes indígenas.

COMPARTILHE

Na última sexta-feira, dia 1º de novembro de 2024, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu uma oficina de testes rápidos para HIV, Sífilis e Hepatites B e C voltada para os profissionais da saúde que atuam nos distritos indígenas. A ação contou com a participação de enfermeiros, médicos, psicólogos e nutricionistas da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), e teve como objetivo principal a atualização e qualificação desses profissionais.

O treinamento foi conduzido pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) e teve como tema “Abordagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis na Atenção Primária – Distrito Sanitário Especial Indígena Alagoas e Sergipe (DSEI-AL/SE)”. Durante a oficina, a enfermeira Gessyca Melo e a psicóloga Sandra Gomes, técnicas da Gerência de Prevenção e controle às IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais da SMS, realizaram dinâmicas de aconselhamento pré e pós-testes, apresentação dos formulários de registros e a própria execução dos testes rápidos para a equipe da Funasa.

Segundo Sandra Gomes, a importância da atividade foi proporcionar uma atualização das equipes que trabalham nos territórios indígenas, com foco na abordagem do aconselhamento e resultado diagnóstico, além de aprimorar a execução dos testes rápidos. A iniciativa visou garantir que esses profissionais estejam devidamente preparados para lidar com casos de infecções sexualmente transmissíveis e hepatites virais nos territórios em que atuam.

Durante a oficina, foram abordados temas relevantes e práticos, a fim de garantir que os profissionais estejam aptos a realizar os testes de forma eficaz e acolhedora para a população atendida. A capacitação foi conduzida de forma dinâmica e participativa, visando o melhor aproveitamento e qualificação dos participantes.

É importante ressaltar a relevância desse tipo de iniciativa, que contribui para aprimorar a qualidade do atendimento prestado aos povos indígenas e garantir a promoção da saúde e prevenção de doenças nesses locais. A ação demonstra o compromisso das equipes de saúde com a melhoria contínua de seus serviços e com a promoção do bem-estar das comunidades atendidas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade