A cidade de Maceió está participando ativamente da pesquisa nacional VIVA Inquérito 2024, uma iniciativa de extrema relevância que visa traçar o perfil das vítimas de acidentes e violências para auxiliar na criação de políticas públicas mais eficazes nessa área.
Promovida pela Secretaria de Vigilância e Prevenção de Violências e Acidentes e Promoção da Cultura de Paz (CGVIVA), ligada ao Ministério da Saúde, a pesquisa está sendo conduzida em nível nacional pelo Departamento de Análise Epidemiológica e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis (DAENT/SVSA/MS). Simultaneamente, a ação ocorre em todas as capitais brasileiras, no Distrito Federal e em outros municípios.
O foco do VIVA Inquérito é a vigilância das causas externas, tais como acidentes de trânsito, quedas, afogamentos, queimaduras e diversos tipos de violências, abrangendo tanto as interpessoais quanto as autoprovocadas. A coleta de dados tem como objetivo traçar o perfil epidemiológico das pessoas atendidas em serviços de urgência e emergência, como UPAs e hospitais, a fim de fornecer informações essenciais para o desenvolvimento de políticas públicas direcionadas à prevenção, cuidado e atendimento adequado.
Em Maceió, a pesquisa está sendo realizada em sete UPAs da cidade, no Hospital Geral do Estado (HGE) e na UPA de Marechal Deodoro, com supervisão da Secretaria Municipal de Saúde. Os pesquisadores estarão presentes nas portas de entrada desses serviços, em turnos diurnos e noturnos, por 30 dias, abordando os pacientes que sofreram acidentes ou violências. A responsável técnica pela área de Violências e Acidentes da Diretoria de Vigilância em Saúde, Rozali Costa, salientou que os dados coletados possibilitarão a criação de políticas públicas mais assertivas e sensíveis.
A pesquisa VIVA Inquérito, realizada a cada três anos, conta com a relevante parceria da Fiocruz e de diversas universidades brasileiras. A edição de 2020, prevista para ser realizada, foi adiada devido à pandemia, aumentando a importância da pesquisa de 2024 ao fornecer um retrato atualizado das causas externas no Brasil. Após a análise dos dados, as informações serão compartilhadas com os municípios e estados para auxiliar na elaboração de políticas públicas não apenas na área da saúde, mas também em setores como educação e meio ambiente.
Para Maceió, os resultados da pesquisa serão fundamentais para identificar as principais causas de acidentes e violências na região, possibilitando uma atuação mais eficaz da gestão municipal na proteção e cuidado da população.
Essa iniciativa é de extrema importância para a melhoria da qualidade de vida da população e a construção de uma sociedade mais segura e justa. É essencial que a sociedade civil e as autoridades se engajem nesse processo para garantir a efetividade das políticas públicas decorrentes desses estudos. A participação de Maceió na pesquisa nacional VIVA Inquérito 2024 demonstra o compromisso da cidade com o bem-estar e a segurança de seus cidadãos.