logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Governo Federal aprova proposta de Alagoas para divulgar Dia da Consciência Negra e valorizar a história da Serra da Barriga.

COMPARTILHE

Governo Federal acolhe proposta de Alagoas para divulgar Dia da Consciência Negra

No dia 20 de novembro deste ano, o Dia da Consciência Negra será celebrado de uma forma diferente e com destaque nacional. O Governo de Alagoas e o Governo Federal estão trabalhando juntos em uma grande campanha publicitária que vai ressaltar a importância da Serra da Barriga e dos alagoanos nessa data histórica. A iniciativa surgiu após o governador Paulo Dantas enviar um ofício ao ministro da Secretaria de Comunicação, Paulo Pimenta, sugerindo a ideia de reposicionar a data, incluindo a valorização das políticas de diversidade.

No ofício, o governador Paulo Dantas lembrou que Alagoas, mais especificamente o Quilombo dos Palmares, foi o berço do sentimento brasileiro de liberdade e resistência. Ele ressaltou que tanto Zumbi quanto Dandara estão oficialmente inscritos entre os heróis do Panteão da Pátria. Dantas destacou a importância de realçar os valores da democracia, da liberdade, da tolerância e do respeito à diversidade, especialmente no momento atual do país.

Em Brasília, o ministro Paulo Pimenta recebeu o deputado federal Paulão, que detalhou a ideia do governador e destacou a importância de mostrar ao povo brasileiro que o dia 20 de novembro é uma data que reúne a história de luta do povo negro no país e inclui a valorização das políticas de igualdade racial. Paulão fez um pronunciamento na Câmara dos Deputados para ressaltar esse encontro com o ministro e o atendimento do pedido do Governo de Alagoas.

Em 2003, durante seu primeiro mandato na presidência, o ex-presidente Lula visitou a Serra da Barriga e ressaltou a importância do local para o Dia da Consciência Negra. “O Dia da Consciência Negra tem uma referência direta com Alagoas, com o município de União dos Palmares, onde teve a saga da resistência”, afirmou Lula. Ministros já confirmaram presença nas comemorações do dia 20 de novembro em Alagoas.

O ministro Paulo Pimenta garantiu que o governo federal terá peças publicitárias em todo o Brasil para marcar o Dia da Consciência Negra. Essa decisão foi recebida com entusiasmo pelo secretário de Comunicação de Alagoas, Joaldo Cavalcante, que afirmou que a valorização da história libertária de Zumbi e da resistência na Serra da Barriga é de extrema importância, especialmente nos tempos atuais, em que é preciso reafirmar a liberdade, a tolerância, a diversidade e o respeito ao próximo. A campanha publicitária certamente terá um simbolismo especial ao ressaltar esse fato na mídia nacional.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade