logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Festival de Arte e Cultura reúne escolas da rede municipal em Maceió

COMPARTILHE

Estudantes em tempo integral da Secretaria Municipal de Educação (Semed) de Maceió tiveram a oportunidade de mostrar todo o seu talento e criatividade durante o I Festival de Arte e Cultura das escolas de Educação Integral da rede municipal. O evento, que aconteceu no Teatro Jofre Soares, Sesc Centro, contou com a participação de 12 escolas e marcou o encerramento de atividades realizadas no contraturno das aulas ao longo do ano.

Dança, música e teatro foram as principais linguagens utilizadas pelos estudantes para expressar suas habilidades e protagonismo, sob a perspectiva de promover a socialização da arte e cultura e o desenvolvimento de suas capacidades expressivas.

Segundo o coordenador-técnico de Arte e Cultura da Semed, Tércio Smith, as atividades desenvolvidas ao longo do ano têm tido um impacto muito positivo na formação dos estudantes. As artes não apenas estimulam o desenvolvimento cognitivo, mas também a autoconfiança, a autoestima, a desenvoltura oral e física, entre outras habilidades essenciais para o exercício da cidadania.

A coordenadora de Educação Integral da Semed, Claudiane Pimentel, ressaltou a importância das atividades artísticas e culturais para a educação integral dos mais de 4 mil alunos beneficiados pelo programa. A parceria com o Sesc tem contribuído para a oferta de atividades complementares em diversas áreas, como esporte, cultura e capoeira, em 30 escolas da rede.

Um dos destaques do festival foi a escola Floriano Peixoto, que tem se dedicado ao resgate da cultura local, em especial da dança coco de roda, tradicional no bairro. O diretor Jaeliton Francisco destacou a motivação das crianças ao se apresentarem na comunidade e em festividades locais.

O professor Cláudio Antônio, responsável pela disciplina de dança na escola, mencionou a parceria com o mestre Rodrigo Lins e o projeto Folguedos na Rede, que tem proporcionado experiências enriquecedoras para os alunos. Rodrigo Lins ressaltou a importância de promover a cultura para os jovens e se mostrou satisfeito ao ver os resultados do projeto.

Em resumo, o I Festival de Arte e Cultura das escolas de Educação Integral da Semed foi uma oportunidade única para os alunos demonstrarem seus talentos e habilidades, fortalecendo o papel da arte e cultura na formação integral dos estudantes. Com o apoio de professores dedicados e parcerias estratégicas, a educação municipal de Maceió vem promovendo experiências significativas e enriquecedoras para a comunidade escolar.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade