A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) em parceria com o Instituto Nacional de Combate ao Cibercrime (INCC) apresentaram nesta quinta-feira (1º) um documento contendo sugestões elaboradas por entidades da sociedade civil para a estratégia nacional de cibersegurança. O intuito desse trabalho é contribuir para a criação de um ambiente digital mais seguro, visando a proteção de dados e informações dos cidadãos brasileiros.
O documento intitulado “Contribuições da Sociedade Civil e dos Setores Produtivos para a Estratégia Nacional de Cibersegurança” será entregue ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI), com o propósito de trazer insights valiosos que possam guiar ações governamentais nessa área. Participaram dessa construção, além da FecomercioSP e do INCC, diversas entidades representativas da sociedade brasileira, num processo que durou sete meses e envolveu especialistas, acadêmicos e autoridades.
O trabalho foi norteado por mais de 230 estudos e bases de dados, além de reuniões com representantes de diferentes setores econômicos e entidades setoriais que correspondem a 70% do PIB do país. A preocupação central foi compreender o cenário brasileiro de cibersegurança e apresentar metas e propostas que visam promover um ambiente digital mais seguro. Essas propostas abrangem desde a conscientização da sociedade, com ações de educação, até investimento na formação de profissionais e criação de novas legislações nessa área.
Durante o evento de apresentação do relatório, o INCC e o GSI assinarão um acordo de cooperação técnica para colaborar em pesquisas e projetos que ajudem o Brasil a aumentar sua resiliência e maturidade cibernética. Essa parceria visa contribuir para a construção da nova Estratégia Nacional de Segurança Cibernética, que está em processo de elaboração pelo GSI, por meio do Comitê Nacional de Cibersegurança (CNCiber).
O evento está marcado para começar às 8h30 e terminar às 11h, no Auditório da FecomercioSP, localizado na Avenida Rebouças, 3377, em Pinheiros. Essa iniciativa reflete a importância crescente da segurança digital e o engajamento de diversos setores em promover um ambiente online mais protegido e confiável para todos os cidadãos.
Com informações da EBC
Fotos: © Agência Brasil/Marcello Casal Jr / EBC