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EUA Lideram Envio de Turistas a São Paulo no Primeiro Semestre de 2024, Diz Embratur

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No primeiro semestre de 2024, São Paulo recebeu mais de 1,1 milhão de turistas estrangeiros, representando um incremento de 5,33% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os Estados Unidos se destacaram como o principal país de origem desses visitantes, enviando 206,4 mil turistas e mantendo a liderança nesse ranking desde 2020. As informações foram fornecidas pela Embratur, Ministério do Turismo (MTur) e a Polícia Federal (PF).

A quantidade de estrangeiros que chegaram a São Paulo por via aérea aumentou 6,63%, subindo de 1,02 milhão em 2023 para 1,1 milhão no primeiro semestre deste ano. A América do Sul foi o continente que mais enviou turistas para São Paulo, com 324.437 pessoas, representando 30,81% do total de visitantes internacionais que desembarcaram nos aeroportos do estado. Os países sul-americanos que mais contribuíram para essa estatística foram a Argentina, com 113.579 pessoas, o Chile (80.547), o Peru (30.820), a Bolívia (29.434) e o Uruguai (27.871).

A presença de turistas asiáticos também teve um crescimento significativo. A China enviou 25.665 viajantes, resultando em um aumento de 53,69% em comparação com os 11.885 turistas do primeiro semestre de 2023. O Japão, por sua vez, enviou 33.313 turistas para São Paulo, superando a China.

Em um contexto nacional, o Brasil recebeu 3.597.239 turistas internacionais no primeiro semestre de 2024. Esse número representa um crescimento de 9,7% em relação ao mesmo período do ano passado e 1,9% superior ao registrado em 2019, ano pré-pandemia. A expectativa é que 2024 termine com números superiores ao recorde de 2018, quando 6,6 milhões de turistas estrangeiros visitaram o país. As principais portas de entrada para os viajantes internacionais no Brasil são aéreas (2.234.033), seguidas pelas terrestres (1.218.172), marítimas (98.074) e fluviais (46.960).

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, comentou sobre os esforços da entidade em parceria com o Ministério do Turismo para atrair mais voos internacionais e promover destinos brasileiros de forma eficaz, destacando que essas ações têm contribuído para o aumento do consumo turístico no país e, consequentemente, para a geração de emprego e renda.

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