A Secretaria de Saúde de Maceió promoveu o II Encontro da Rede de Atenção Psicossocial, evento que reuniu profissionais da saúde, educação, assistência social, usuários e familiares em busca de discutir e aperfeiçoar os serviços de saúde mental oferecidos na capital.
Realizado no auditório da Uninassau, no bairro do Farol, o encontro teve como objetivo principal debater os avanços conquistados na área e melhorar o acesso aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). O chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Saúde, Orlando Rogério, ressaltou as reformas pelas quais os Caps estão passando, além da ampliação dos serviços para oferecer um ambiente cada vez mais acolhedor aos usuários.
A diretora de Atenção à Saúde (DAS) da SMS, Alayde Ricardo, destacou a importância de valorizar os usuários em sua integralidade, buscando promover a reinserção social e atividades artísticas que favorecem a saúde mental. O evento contou com painéis sobre desafios e oportunidades na implementação da política psicossocial, matriciamento e vinculação no território, além de oficinas sobre atenção à crise no território e projeto terapêutico singular.
Os participantes puderam conferir exposições de materiais produzidos nas oficinas de geração de renda dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). O encontro visou ampliar as discussões entre os setores da Atenção Básica e Especializada em Saúde, integrando também os setores de educação e assistência social, considerando que o estado de saúde mental de uma pessoa, família e comunidade apresenta vulnerabilidades que vão além do cuidado exclusivo em saúde.
Com debates, trocas de experiências e novas ideias, o II Encontro da Rede de Atenção Psicossocial de Maceió contribuiu para o aprimoramento dos serviços de saúde mental na capital, buscando sempre oferecer uma assistência qualificada e integral aos usuários. A iniciativa reforça o compromisso da Secretaria de Saúde em garantir o acesso da população a serviços de qualidade e que considerem a integralidade do ser humano.