O município de Maceió se destacou ao liderar a Conferência Intermunicipal de Meio Ambiente na Região Metropolitana, um evento de extrema importância para o debate e elaboração de propostas que serão levadas às conferências estadual e nacional da área ambiental. Realizado pela Prefeitura de Maceió, o encontro reuniu autoridades municipais ligadas ao meio ambiente de diversos municípios da Grande Maceió, juntamente com membros da sociedade civil organizada atuantes nesse segmento.
Representantes de 15 municípios participaram das plenárias, buscando contribuir com a construção de novas políticas ambientais no país. Durante o evento, foram discutidos temas relevantes como a redução da emissão de gases do efeito estufa, adaptação a desastres, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental. Essas discussões resultaram na produção de uma minuta com uma série de sugestões que serão fundamentais para orientar as próximas etapas do processo.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Cantídio Mundim, destacou a importância do município de Maceió liderar essas discussões, ressaltando a necessidade de um trabalho conjunto e abrangente que envolva todos os municípios da região. Ele enfatizou que as oficinas de trabalho previstas para as próximas etapas serão fundamentais para embasar o debate sobre a política climática, incorporando informações e sugestões da sociedade civil.
O evento também abordou a preocupação com a mitigação de conflitos de uso do espaço urbano e a implementação de políticas públicas voltadas para a questão climática. O debate em torno da crise climática foi destacado como fundamental, envolvendo a participação das comunidades, da sociedade civil organizada e do poder público na definição de medidas eficazes para enfrentar essa questão.
A conferência foi uma oportunidade para os representantes municipais apresentarem propostas e contribuírem para a construção de uma nova realidade ambiental no Brasil. O evento foi considerado estratégico para estabelecer parâmetros que guiem a implementação de medidas de enfrentamento à crise climática no país nos próximos anos.