No último sábado, a Secretaria de Estado do Turismo de Alagoas (Setur) anunciou um marco significativo para o turismo no estado: em 2025, Alagoas será o local do primeiro evento da União Nacional das Agências de Viagens (Unav) fora de São Paulo. Este movimento é parte de uma estratégia mais ampla da Setur para fortalecer parcerias e consolidar Alagoas como um polo no setor de turismo, tanto em nível regional quanto nacional.
A expectativa em torno deste evento é alta, tendo em vista que ele reunirá cerca de 800 membros da Unav com mais de 700 agentes de viagens que participam do Festival de Turismo de Alagoas (Festur). O intuito principal é promover capacitações, trocas de experiências e momentos singulares, colocando Alagoas em evidência como um destino turístico de excelência. As atividades estão programadas para ocorrer em agosto de 2025, período em que o estado se prepara para mostrar suas diversas atrações e belezas naturais.
Bárbara Braga, atual secretária de Estado do Turismo, destacou a importância da realização desse evento em Alagoas, ressaltando que isso reflete os esforços do Governo do Estado para enaltecer o potencial turístico local. “O turismo de eventos é uma das nossas prioridades e tem se mostrado uma estratégia eficaz, fruto do trabalho realizado pela Setur em colaboração com o Governo de Alagoas. Estamos firmando nosso estado como um dos principais destinos para eventos, atraindo agências e profissionais para descobrir as inúmeras riquezas que temos a oferecer”, afirmou.
A Unav, que conta com mais de 1.200 agências associadas, é uma entidade que busca fortalecer a atuação coletiva no setor do turismo. A premiação Unav Awards, uma das maiores do setor, é uma celebração que promove networking, oferece conteúdos relevantes e produce momentos emocionantes para os participantes, reforçando os laços entre os profissionais da área.
O ano de 2024 tem sido notável para o turismo em Alagoas, com a capacitação de mais de 5 mil agentes de viagens somente em agosto. Adicionalmente, o estado também recebeu grupos internacionais, como os da operadora All Seasons, da Argentina, além de agentes da Lozada Viajes e outros vindos do Uruguai, que vieram conhecer as atrações locais. Essas iniciativas refletem a determinação do Governo de Alagoas em posicionar o estado cada vez mais como um destino turístico a ser explorado e valorizado.
Com informações e fotos do Governo de Alagoas