logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas Lança Plataforma de Turismo Sustentável em São Paulo Durante Salão Nacional de Turismo

COMPARTILHE

No dia 21 de agosto de 2025, durante o Salão Nacional de Turismo em São Paulo, Alagoas apresentou uma inovadora plataforma digital voltada para o turismo sustentável, chamada Destinos Conscientes – Alagoas. A iniciativa, resultado de uma parceria entre a Embratur e a Secretaria Estadual de Turismo de Alagoas, visa destacar experiências turísticas autênticas, que respeitam e promovem a sustentabilidade no estado.

O projeto foi inaugurado em um estande de Alagoas e atraiu a atenção do público com atividades diversificadas, como degustação de iguarias regionais e sorteios de brindes. A secretária estadual de Turismo, Bárbara Braga, participou da ocasião, assim como outros representantes do setor, incluindo a gerente de inovação da Embratur e a CEO da Janoo, empresa envolvida na implementação da plataforma.

Os usuários que desejam explorar a nova proposta podem acessar a página já disponível na internet. O portal lista uma série de experiências que vão desde práticas de marisqueiras na comunidade de Palateia, passando pelo turismo regenerativo da iniciativa Nosso Mangue, até vivências indígenas com o projeto Wetçamy. Os visitantes também poderão fazer trilhas em áreas de proteção ambiental e visitar engenhos artesanais da Rota da Cachaça. Todas essas atrações foram selecionadas pela Setur de Alagoas, garantindo que estejam alinhadas às necessidades de preservação e sustentabilidade.

Bárbara Braga enfatizou a importância da ação, que não apenas promove o turismo consciente, mas também gera oportunidades para a inclusão e valorização das comunidades locais e empreendedores que participam do setor. Em 2024, Alagoas foi reconhecida por suas boas práticas em sustentabilidade no turismo, conquistando o segundo lugar em um importante concurso promovido pela Embratur.

Marcelo Freixo, presidente da Embratur, reforçou a relevância das iniciativas sustentáveis para a promoção do turismo. Ele destacou que as práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) são fundamentais para melhorar a imagem do Brasil no exterior e atrair investimentos.

Para aprimorar as experiências oferecidas, a plataforma inclui recursos como educação ambiental via WhatsApp e sistemas de feedback para visitantes, permitindo um monitoramento contínuo da satisfação. A abordagem busca promover interações significativas entre os turistas e as comunidades, causando um impacto positivo no meio ambiente e na vida local.

O lançamento da plataforma também reforça o compromisso de Alagoas com o Turismo Inteligente, unindo tradição e inovação digital no setor. A meta é alcançar um número significativo de pessoas com as campanhas promocionais, além de proporcionar suporte a pequenas iniciativas turísticas de base comunitária. O projeto se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e poderá ser uma referência para outras localidades no Brasil interessadas em adotar práticas desse tipo.

Com informações e fotos do Governo de Alagoas

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade