Motorista Inova ao Transformar Carro em Vitrine de Vendas Durante o São João Massayó
Com o início dos festivais do São João Massayó 2025, os motoristas de aplicativo em Maceió se preparam para uma das épocas mais animadas e lucrativas do ano. As festividades juninas não apenas aumentam a demanda por transportes, mas também aquecem a economia criativa da capital alagoana.
Considerado o maior evento do litoral brasileiro, o São João movimenta o turismo local e, por consequência, a quantidade de corridas por aplicativos. Para motoristas como Juliana Ferreira, de 51 anos, essa movimentação é uma oportunidade valiosa para incrementar a renda.
Para Juliana, conhecida como Ju, seu carro se transforma em uma vitrine sobre rodas, permitindo que ela ofereça suas bijuterias durante as corridas. Desde 2019, ela atua como motorista, enquanto gerencia sua marca de acessórios, a By Ju Acessórios. “Os investimentos do prefeito JHC em festas e turismo mudaram a cara da cidade. Hoje, Maceió está mais vibrante, e, em períodos de festa, a arrecadação é bem maior”, relata.
Além de dirigir, Ju é mãe de dois filhos adultos e avó de uma menina de 13 anos. “Dirigir me dá liberdade. Gosto de conhecer pessoas e fazer conversas. Criar bijuterias é meu momento de relaxamento. Este amor agora se transforma em renda durante o São João”, confessa.
Atuando tanto na Uber quanto na 99, Ju geralmente começa suas corridas às 17h e se estende até às 23h, adaptando-se ao fluxo de passageiros. Durante os dias festivos, ela aproveita a alta demanda para mostrar seus acessórios. “Com as festas, a procura por corridas cresce, e já aproveito para oferecer minhas peças. O movimento em junho é um ótimo contraste ao que costumava ser”, destaca.
Suas bijuterias, dispostas sutilmente no interior do carro, chamam a atenção dos passageiros, que muitas vezes se encantam pelas peças antes mesmo de saber que estão à venda. A marca foi lançada em 2020, em plena pandemia, mas a paixão de Ju por bijuterias começou anos antes, em 2003. “Aprendi a criar com revistas, e com o tempo me especializei. Sempre preferi bijuterias sofisticadas, com cristais”, recorda.
A ideia de expor suas criações no veículo surgiu de uma amiga e se provou eficaz. “Ela disse: ‘Ju, suas peças são lindas, por que não expô-las no carro?’ E funcionou! Vendo enquanto dirijo”, celebra.
Ju faz parte de grupos de artesanato e observa que muitos empreendedores aproveitam a temporada para criar peças temáticas e impulsionar suas vendas. “Trabalhar com o que amo é incrível. Dirigir me dá liberdade, e minhas bijuterias me completam. No São João, tudo isso se transforma em renda”, finaliza.
Com eventos como o São João Massayó, a Prefeitura de Maceió não apenas fomenta a cultura e o turismo, mas também estimula o empreendedorismo criativo e a geração de renda para aqueles que transformam talento em negócio, tanto nas ruas quanto em casa.