Motorista Colide com Pórtico e Desrespeita Proibição de Tráfego de Caminhões
Um motorista de caminhão foi levado à Central de Flagrantes da Polícia Civil de Alagoas nesta sexta-feira (12), após provocar a destruição de um pórtico de sinalização na alça do viaduto da Avenida Governador Afrânio Lages. Este equipamento foi instalado pelo Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) com o objetivo de proibir a passagem de caminhões e veículos acima de 2,5 metros de altura na região.
Desrespeitando a sinalização, o condutor seguiu em direção à Avenida Fernandes Lima. O baú do caminhão colidiu com a parte superior do pórtico, que foi completamente arrancado, mas o motorista continuou sua rota. Em seguida, agentes do DMTT conseguiram localizar o caminhoneiro na área do bairro Farol.
Um Boletim de Acidente de Trânsito (BOAT) foi registrado, e o motorista foi autuado com base no artigo 231, inciso I do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que trata da infração por transitar com veículos danificando vias, instalações e equipamentos. O homem também responderá por dano ao patrimônio público.
É importante destacar que danos a bens públicos impactam negativamente toda a comunidade, comprometendo a qualidade de vida e o bem-estar coletivo. O DMTT reiterou que, apesar da destruição do pórtico, a proibição para caminhões na alça do viaduto da Avenida Governador Afrânio Lages continua em vigor, pois o tamanho dos veículos pode representar riscos na conversão à direita.
Carlos Moura, diretor técnico de Policiamento Viário, afirmou: “A via já conta com sinalização vertical, e o pórtico era um reforço a esses equipamentos.”
Os motoristas que operam caminhões e desejam acessar a Avenida Fernandes Lima devem utilizar as ruas Joaquim Nabuco e Dr. Albino Magalhães como alternativa. A reposição do pórtico será decidida em momento oportuno.