Motociclista Inabilitado Avança Semáforos Vermelhos e Coloca Vidas em Risco em Maceió
Na manhã desta quinta-feira (16), uma ação de fiscalização do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) em Maceió culminou na abordagem de um motociclista que desrespeitou diversas normas de trânsito. O homem não apenas avançou semáforos vermelhos, mas também desacatou os agentes de trânsito durante a perseguição.
Os agentes realizavam uma fiscalização na faixa exclusiva da Avenida Durval de Góes Monteiro, no bairro Santo Amaro, quando observaram o motociclista com uma descarga alterada, produzindo barulho excessivo. Ao tentarem flagrar a infração, o condutor não atendeu à ordem de parada e começou a proferir ofensas à equipe, tanto ele quanto seu passageiro.
Em uma tentativa de escapar da abordagem, o motociclista percorreu as avenidas Durval de Góes Monteiro e Fernandes Lima, avançando por semáforos vermelhos e colocando em risco a própria vida, a do passageiro e de transeuntes. “Acompanhamos a situação com cautela, priorizando nossa segurança e a das pessoas no local”, observou o agente Geneildo Silva, do Grupamento de Ações Rápidas de Trânsito (GART) do DMTT.
A interceptação ocorreu na Rua Melo Morais, no Centro. Mesmo após a abordagem, o motociclista e o passageiro continuaram a ofender a equipe. Durante a verificação, foram encontradas várias irregularidades na motocicleta: a descarga estava alterada, não havia retrovisores e a placa estava sem lacre, além de ter papelão no lugar da tampa do tanque de combustível.
O veículo foi recolhido ao pátio do DMTT, enquanto os agentes protocolaram um Boletim de Ocorrência na Delegacia de Polícia Civil. O motociclista foi acusado de ameaça e adulteração de sinal identificador de veículo, conforme os artigos 147 e 311 do Código Penal Brasileiro.
Quanto às infrações de trânsito, foram registradas diversas autuações com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). As infrações incluem dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação, avançar sinal vermelho, conduzir veículo com equipamento ineficiente e colocar em risco a segurança de pedestres.
David Cavalcante, coordenador do GART, enfatizou que atitudes como essa são inaceitáveis em uma sociedade organizada. “Hoje, testemunhamos um claro desrespeito não apenas às leis e aos agentes, mas à vida e à integridade física das pessoas”, afirmou.
Essa ocorrência destaca a importância da fiscalização e do cumprimento das normas de trânsito para a segurança coletiva nas ruas de Maceió.