logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Infrações de trânsito: entenda as regras que podem levar à suspensão da CNH

COMPARTILHE

No decorrer deste ano de 2024, entre janeiro e julho, um total de 637 condutores tiveram suas Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) suspensas em Alagoas, de acordo com informações fornecidas pelo Departamento Estadual de Trânsito do estado. Essa estatística chama atenção para a importância de compreender as regras e normas que regem a suspensão do direito de dirigir, que nem sempre está diretamente relacionada ao acúmulo de 40 pontos na CNH, ao contrário do que muitos condutores acreditam.

De acordo com o Detran de Alagoas, a pontuação para a suspensão do direito de dirigir não é fixa e pode variar de acordo com a quantidade e gravidade das infrações de trânsito cometidas pelos condutores. Isso significa que o direito de dirigir pode ser suspenso com 20, 30 ou 40 pontos, dependendo do caso. Além disso, há infrações específicas que preveem a penalidade de suspensão do direito de dirigir sem a necessidade de acúmulo de pontos, como dirigir sob influência de álcool, pilotar sem o uso do capacete e transportar passageiros sem capacete.

A chefe de Controle de Infrações do Detran Alagoas, Ângela Oliveira, ressalta que, além do acúmulo de pontuação, a suspensão do direito de dirigir também pode ocorrer por decisão judicial, com duração variável conforme a legislação. Somente nos primeiros sete meses deste ano, 637 CNHs foram suspensas em Alagoas, seja por processos administrativos concluídos ou por decisões judiciais.

Para os condutores que exercem atividade remunerada com a CNH, a suspensão do direito de dirigir só acontecerá ao atingir 40 pontos em um período de 12 meses, podendo realizar um curso preventivo de reciclagem ao atingir 30 pontos para evitar a suspensão. Caso ocorra a suspensão, o condutor precisa passar por um curso de reciclagem e fazer a prova teórica para ter seu direito de dirigir restabelecido. Este é um processo importante para garantir a segurança no trânsito e incentivar a conduta responsável dos motoristas.

Com informações e fotos do Detran/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade