No próximo mês de julho, o Governo de Alagoas, sob a liderança do governador Paulo Dantas, realizará a inauguração da restauração da rodovia AL-105, um importante trecho que se estende por 18 quilômetros e liga as cidades de Boca da Mata e Anadia. Nesse momento, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está finalizando os últimos ajustes da obra, que buscou oferecer melhorias significativas à infraestrutura viária da região.
A reforma da AL-105 compreendeu um processo meticuloso de fresagem e pavimentação da pista. O trabalho consistiu na remoção da camada asfáltica danificada, seguida da aplicação de um novo revestimento para corrigir problemas como buracos, trincas e ondulações. Além disso, o projeto incluiu intervenções na drenagem, com a limpeza e ampliação de sarjetas, valetas e bueiros. Essa atenção aos detalhes é crucial, uma vez que a má drenagem é frequentemente responsável pelo acúmulo de água na pista, podendo levar a situações de aquaplanagem e à formação de buracos.
Outro ponto importante da restauração foi a implementação de nova sinalização, tanto horizontal quanto vertical, que visa orientar os motoristas mais efetivamente e aumentar a segurança na rodovia. Iran Menezes, diretor-presidente do DER, destacou a relevância dessa obra, afirmando que a rodovia fará parte do esforço contínuo para garantir que Alagoas mantenha uma das melhores malhas viárias do país. Ele assegurou que, com o novo asfalto de qualidade, medidas de drenagem adequadas e sinalizações atualizadas, a AL-105 se tornará uma via mais segura para todos os usuários.
A entrega dessa obra é um marco não apenas para as cidades envolvidas, mas para toda a infraestrutura do estado, refletindo o compromisso do governo com a melhoria das condições de tráfego e segurança nas rodovias alagoanas. O trecho revitalizado da AL-105 promete facilitar o deslocamento entre Boca da Mata e Anadia, estimulando o desenvolvimento econômico e social da região.
Com informações e fotos do Detran/AL













