Na última quinta-feira, dia 17 de outubro de 2024, o governador Paulo Dantas e o ministro dos Transportes, Renan Filho, realizaram a autorização para a duplicação da BR-424. Essa obra, que contará com um investimento total de R$ 252,7 milhões e terá 44 km de extensão, faz parte do projeto do Arco Metropolitano de Maceió. A iniciativa visa promover melhorias na infraestrutura rodoviária no entorno da capital alagoana.
A solenidade aconteceu no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares e contou com a presença de diversos secretários de Estado, deputados, prefeitos e outras autoridades. Durante o evento, Paulo Dantas expressou seu agradecimento ao presidente Lula por seguir com todos os compromissos estabelecidos com Alagoas, em especial em relação às três obras consideradas prioritárias para o estado: o Canal do Sertão, o Hospital Metropolitano de Arapiraca e o Arco Metropolitano de Maceió.
O Arco Metropolitano de Maceió, que está incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) do Governo Federal, tem como objetivo impulsionar a indústria local. A BR-424 irá se conectar à AL-101 Sul e à BR-316, facilitando o trânsito na região de Maceió e fomentando o desenvolvimento industrial do Polo de Marechal Deodoro e do Pilar.
Para a realização da duplicação da BR-424, estão previstas a construção de três viadutos e a duplicação da ponte sobre o Riacho dos Remédios. O ministro Renan Filho elogiou as obras realizadas pelo governador Paulo Dantas e destacou que os investimentos têm impactado positivamente a realidade econômica e social de Alagoas.
Diversas autoridades, como o superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Alagoas, deputados estaduais, federais e prefeitos, estiveram presentes na cerimônia de assinatura da ordem de serviço para a duplicação da BR-424. O prefeito de Marechal Deodoro, Cláudio Filho, também conhecido como “Cacau”, parabenizou o governador pelo trabalho realizado em prol do desenvolvimento do estado e pela aproximação entre o Governo e os municípios.
As obras estruturantes realizadas pelo governo de Alagoas têm sido cruciais para impulsionar o desenvolvimento social e econômico da região, além de fortalecer a relação entre o estado e os municípios.
Com informações e fotos do Detran/AL