logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Detran reforça Operação Lei Seca para festas de fim de ano em Alagoas

COMPARTILHE

O Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran-AL) está reforçando a Operação Lei Seca em virtude das festas de fim de ano. Esta medida é uma resposta ao aumento do fluxo de veículos nas ruas e rodovias durante esse período festivo. Desde o dia 15 de dezembro, as equipes da Operação estão atuando de forma intensiva em pontos estratégicos tanto na capital, Maceió, como no interior do estado. Além disso, as rodovias estaduais também estão recebendo um reforço nas ações, fruto de um convênio firmado este ano com o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER).

A abrangência das fiscalizações vai além das áreas urbanas e tem como principal objetivo garantir a segurança no trânsito. Por isso, o reforço das ações continuará até o dia 15 de janeiro. O tenente-coronel Eduardo Alex, gerente de Planejamento, Fiscalização e Controle de Trânsito do Detran Alagoas, destaca a importância dessas medidas para salvar vidas. Ele explica que a Lei Seca atua para reduzir os acidentes de trânsito causados pela combinação perigosa de álcool e direção.

As operações estão utilizando etilômetros passivos, que detectam a presença de álcool sem que o condutor precise encostar a boca no equipamento. Isso aumenta a eficiência das abordagens e resulta em mais condutores testados. Em 2024, de janeiro a agosto, as ações já contribuíram para uma redução de 16% no número de condutores flagrados dirigindo sob efeito de álcool, resultado das campanhas de conscientização e da intensificação da fiscalização.

O Detran Alagoas reforça a importância de evitar o consumo de álcool antes de dirigir, incentivando os cidadãos a buscar alternativas como transporte por aplicativos, táxis ou contar com motoristas da vez. A decisão responsável de não dirigir embriagado pode prevenir tragédias no trânsito, lembrando que a infração por embriaguez ao volante é gravíssima, com multa de R$ 2.934,70 e possibilidade de suspensão da CNH. A recusa ao teste do bafômetro também acarreta em penalidades.

Com informações e fotos do Detran/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade