logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Detran educa mais de 10 mil estudantes no Maio Amarelo em Alagoas.

COMPARTILHE

No último dia 28 de maio de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran) realizou uma ação educativa no âmbito do Maio Amarelo, alcançando mais de 10 mil estudantes em todo o estado. A iniciativa visava ensinar sobre segurança no trânsito e promover comportamentos responsáveis para reduzir acidentes e mortes nas vias e rodovias.

Durante todo o mês, as equipes do Detran percorreram 50 escolas em 35 municípios alagoanos, aplicando diversas estratégias educativas, desde jogos interativos até projeções de vídeo, com o intuito de diversificar o aprendizado e formar condutores mais conscientes. A ação culminou no Dia D do Maio Amarelo, que chegou às cidades de Arapiraca e São José da Laje, envolvendo cerca de 400 crianças e adolescentes.

Na cidade de Arapiraca, o Dia D foi marcado por apresentações teatrais, musicais, maquetes e projetos de robótica com foco no trânsito, realizadas por quatro instituições de ensino. O evento ocorreu no auditório do Planetário e teve como objetivo reconhecer o trabalho dos alunos e educadores que abordam a temática do trânsito de forma transversal e multidisciplinar ao longo do ano letivo, por meio do projeto Detran na Escola.

Uma das ações mais destacadas foi o projeto do robô “Francisco”, desenvolvido por alunos da Escola Municipal Maria de Nazaré, que também criaram um semáforo. Wesley Santos, de 12 anos, participante do projeto, ressaltou a importância da conscientização no trânsito e do cumprimento das leis para evitar acidentes.

O Maio Amarelo em Alagoas contou com o engajamento de educadores, instituições de trânsito, Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) de Arapiraca. A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, destacou a importância da campanha para construir um futuro mais seguro no trânsito, enfatizando a necessidade de abordagens diversificadas de acordo com a faixa etária dos alunos.

Em São José da Laje, estudantes de dez escolas participaram de apresentações teatrais produzidas por eles mesmos, como a peça “Rapidez e velocidade é aqui! A família mais veloz da região”, que abordou de forma lúdica as normas de trânsito. Os mascotes Detranzito e Detranzita também fizeram sucesso nas ações do Maio Amarelo.

As atividades educativas voltadas para os estudantes em alusão ao Maio Amarelo serão encerradas nesta quarta-feira (29) em São Miguel dos Campos, mas o Detran continuará visitando escolas em Alagoas ao longo do ano com projetos como o Detran na Escola, que já alcançou mais de 330 instituições de ensino em 63 municípios por meio da parceria com o Conexão DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

Com informações e fotos do Detran/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade