logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Detran capacitou condutores e fiscais de Transporte Escolar aprovados no PSS da Seduc.

COMPARTILHE

No último dia 17 de fevereiro de 2025, os condutores e fiscais de transporte escolar aprovados no Processo Seletivo Simplificado (PSS) da Secretaria de Estado da Educação de Alagoas (Seduc) participaram de um workshop promovido pelo Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran). O objetivo do treinamento, que aconteceu no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa), em Maceió, foi capacitar os profissionais para garantir mais segurança e qualidade no transporte de estudantes da rede pública.

O PSS, que teve início em novembro de 2024, visa preencher 330 vagas para condutores e fiscais de transporte escolar nas cidades de Arapiraca, Maceió e Rio Largo. Durante o ciclo de palestras, os participantes receberam informações sobre legislação de trânsito, direção defensiva, primeiros socorros, relacionamento interpessoal, prevenção e combate ao assédio sexual, conduta ética, e noções básicas de mecânica, conforme as diretrizes estabelecidas pelo Detran. O evento contou com a parceria do Batalhão de Policiamento Rodoviário (BPRv), do SEST/SENAT e da Novo Mundo Caminhões e Ônibus.

A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, ressaltou a importância das palestras como forma de construir um trânsito mais seguro e humanizado. Ela enfatizou a necessidade de atualização dos condutores em relação às normas de trânsito e ao relacionamento interpessoal, visando oferecer um atendimento de qualidade e prevenir acidentes.

A capacitação oferecida pelo Detran faz parte do programa Detran na Escola, lançado em fevereiro de 2024, que já atua em 65 municípios de Alagoas promovendo formações para profissionais da educação. Este ano, o programa ampliou sua atuação, incluindo a capacitação para motoristas de transporte escolar. O ciclo de palestras tem como objetivo transmitir conhecimentos técnicos e práticos que promovam mais responsabilidade no trânsito.

É importante ressaltar que essa formação constitui uma formação continuada e não substitui o curso obrigatório de atualização de 16 horas, conforme a Resolução nº 802/2020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). O Detran continuará levando a capacitação para todas as regiões do estado, garantindo que os motoristas estejam aptos a conduzir com segurança e qualidade, visando o bem-estar dos estudantes durante o transporte escolar.

Com informações e fotos do Detran/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade