Publicidade

Publicidade

Arco Metropolitano de Maceió: Ordem de serviço assinada prioriza infraestrutura e mobilidade urbana

COMPARTILHE

O governador de Alagoas, Paulo Dantas, marcará um momento histórico ao assinar a ordem de serviço para a duplicação da BR-424, que marca o início da construção do tão esperado Arco Metropolitano de Maceió. Essa obra, que será conduzida em parceria com o Ministro dos Transportes, Renan Filho, é uma das principais prioridades da gestão de Dantas e foi incluída no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 3) após uma apresentação ao presidente Lula.

A solenidade de autorização oficial para o início das obras está agendada para quinta-feira, dia 17, às 11h, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares. O governador expressou sua empolgação com o projeto, afirmando que o Arco Metropolitano será um marco para a mobilidade não só de Maceió, mas também dos municípios vizinhos. Ele acredita que a obra é essencial para o desenvolvimento econômico de Alagoas.

Com um investimento inicial de R$ 600 milhões, o projeto do Arco Metropolitano inclui a duplicação de trechos das rodovias BR-316 e BR-424. Essas melhorias na infraestrutura viária visam facilitar o escoamento da produção, especialmente das indústrias instaladas no Polo Multissetorial José Aprígio Vilela, em Marechal Deodoro, além de contribuir para a redução do trânsito na capital alagoana.

A duplicação da BR-316 vai ocorrer do entroncamento com a BR-101, na antiga área conhecida como “Trevo da Morte”, em Pilar, até o antigo viaduto da PRF, em Maceió. Já a duplicação da BR-424 terá início no entroncamento com a BR-316, entre Pilar e Satuba, seguindo até Marechal Deodoro e conectando-se à AL-101 Sul.

Essas melhorias na infraestrutura viária não só otimizarão a conexão do Polo Multissetorial José Aprígio Vilela com o Porto de Maceió, como também facilitarão o tráfego nas saídas e chegadas da capital em direção ao Litoral Sul e aos Vales do Paraíba e Mundaú. Além disso, os moradores de várias cidades e bairros serão impactados positivamente pelas melhorias.

As obras do Arco Metropolitano de Maceió integram o PAC 3 do Governo Federal, que destinará R$ 45 bilhões para Alagoas até 2026, com investimentos em infraestrutura rodoviária, saúde, abastecimento de água, entre outras áreas estratégicas. Essa iniciativa representa um grande avanço para o estado e promete trazer benefícios significativos para a população local.

Com informações e fotos do Detran/AL

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade