Estudantes de Alagoas têm até 15 de agosto para se inscrever na Olimpíada Alagoana de Ciências (OAC), uma iniciativa que visa aproximar jovens da ciência e proporcionar experiências enriquecedoras no âmbito internacional. A partir de agora, alunos da rede pública e privada entre 12 e 16 anos podem se inscrever gratuitamente através do portal SigmaChallenge.
A OAC é fruto da parceria entre a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal). O evento já é conhecido por revelar jovens talentos e proporcionar vivências transformadoras.
Os participantes terão a chance de conquistar medalhas e certificados, além de serem selecionados para programas imersivos como o ETAPA Sigmacamp em São Paulo, o SigmaFestival em Maceió e até mesmo o Sigmacamp nos Estados Unidos. Vencedores da olimpíada poderão contar com apoios fornecidos pelo governo de Alagoas para as atividades em São Paulo.
“A Olimpíada Alagoana de Ciências é uma oportunidade valiosa para aprendizado e construção de amizades, totalmente gratuita e organizada por cientistas de instituições renomadas”, afirma Krerley Oliveira, professor do Instituto de Matemática da Ufal, que figura como idealizador da OAC. Os programas internacionais contarão com a participação de acadêmicos de universidades como Harvard e USP.
A OAC faz parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr) da Fapeal, que busca fomentar o interesse pela pesquisa desde os primeiros anos escolares. Janaína Silva, pedagoga e responsável pelo Pibic Jr na Fapeal, enfatiza que a olimpíada proporciona uma visão interdisciplinar do conhecimento e ajuda a direcionar os jovens para carreiras científicas. Ela convida toda a comunidade escolar a participar e ressaltar a importância de visibilizar talentos locais.
As inscrições estão abertas até 15 de agosto e a primeira fase das provas será realizada de forma on-line. Não é necessário ter participado de edições anteriores para se inscrever. A expectativa é que a OAC amplie seu alcance e continue a levar estudantes alagoanos a eventos de destaque tanto no Brasil quanto no exterior.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.