logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Transformação Digital Impulsiona Economia no 30º Fórum Banco do Nordeste, em Fortaleza

COMPARTILHE

Durante a 30ª edição do Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento, realizada em Fortaleza no dia 18 de julho de 2024, a importância da transformação digital para o fortalecimento da economia foi tema central das discussões. Líderes e especialistas debateram as oportunidades e desafios da era digital, enfatizando a necessidade de empresas adotarem novas tecnologias para crescer de maneira sustentável. Paulo Câmara, presidente do Banco do Nordeste (BNB), realçou a importância de focar na produtividade e na produção de bens de maior valor agregado para transformar o perfil empresarial da região.

“Estamos apoiando estudos, empreendimentos, políticas e negócios que podem revolucionar a economia nordestina. Os desafios são muitos e em constante renovação, especialmente neste ambiente de incertezas e complexidade que a era digital nos impõe. É fundamental que todo esse processo seja inclusivo e redistributivo”, destacou Câmara durante a abertura do evento.

O Fórum BNB de Desenvolvimento também marcou as celebrações do 72º aniversário do Banco, realizado em sua sede. Paulo Câmara aproveitou a ocasião para destacar os potenciais nordestinos em setores como agronegócio, turismo, energia, transporte e logística. Ele observou que políticas públicas consistentes podem proporcionar inclusão socioeconômica, resgatando a dignidade de muitos brasileiros que estão à margem do consumo.

Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento da Indústria (ABDI), também participou do evento e enfatizou a necessidade de fortalecer a indústria por meio da digitalização. “Uma nação não pode ser desenvolvida sem uma indústria forte. A indústria é um dos maiores contribuintes em termos de impostos no Brasil, tornando-se crucial fortalecer este setor”, afirmou Capelli.

Além da transformação digital, a transição energética foi outro tema em destaque. Carlos Prado, vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), destacou o protagonismo do Nordeste na geração de energias renováveis. “O mundo está descobrindo as condições naturais excepcionais do Nordeste para a geração de energia renovável, atraindo grandes investidores internacionais”, comentou Prado.

Fátima Bezerra, governadora do Rio Grande do Norte e presidente do Consórcio Nordeste, apresentou a perspectiva do mercado externo como motor de crescimento para os estados nordestinos. Ela destacou que a região é responsável por posicionar o Brasil entre os cinco maiores produtores de energia renovável do mundo e mencionou o potencial da região na produção de energia eólica offshore e hidrogênio verde. Bezerra também defendeu a criação de um fundo de financiamento para a Caatinga, visando ações contra o desmatamento e a desertificação, além de apoiar projetos que aproveitem o potencial genético e a biodiversidade do bioma.

Em termos de parcerias público-privadas, o BNB e o Governo do Estado do Rio Grande do Norte firmaram um acordo de cooperação para estruturar projetos de eficientização energética em edificações públicas, usando fontes renováveis.

Ao final do evento, foram homenageados Milton Magalhães Silva (Comenda Empresarial), o economista Luiz Esteves (Comenda Acadêmica) e a governadora Fátima Bezerra (Comenda Político-Institucional), reconhecendo suas contribuições significativas para o desenvolvimento da região.

Com informações do Banco do Nordeste – BNB
Fotos: / BNB

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade