logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Startup Leonardo.Ai Compete com Dall-E e Firefly para Dominar Geração de Imagens por IA

COMPARTILHE

A Leonardo.Ai, uma startup especializada em geração de imagens com inteligência artificial, tem um nome que homenageia Leonardo da Vinci, o renomado artista e inventor. Segundo o CEO da empresa, JJ Fiasson, a escolha do nome reflete seu fascínio pela interseção entre tecnologia e criatividade.

No competitivo mercado de startups de IA, a geração de imagens é um campo bastante popular. Leonardo.Ai é concorrente de outras grandes plataformas como Dall-E 3 da OpenAI, Firefly da Adobe, Midjourney, Pixlr e Night Journey. Todas essas plataformas compartilham a mesma missão: simplificar a criação de imagens e vídeos, permitindo que usuários gerem conteúdo visual a partir de comandos textuais (prompts).

Fundada em outubro de 2022, Leonardo.Ai teve como objetivo desenvolver uma plataforma de IA generativa que oferecesse aos usuários maior controle sobre as imagens geradas, com uma compreensão aprimorada da linguagem natural. Segundo Fiasson, as primeiras ferramentas da plataforma incluíam referências de estilo, conteúdo e personagem, além de uma tela de edição baseada em IA. Essas funcionalidades foram projetadas para permitir que os usuários trabalhassem com prompts mais naturais, conseguindo imagens detalhadas e de alta qualidade, garantindo maior controle criativo.

A plataforma conta atualmente com 17 milhões de usuários registrados e de 4 a 5 milhões de usuários ativos mensais até maio.

Um futuro modelo denominado Phoenix, construído internamente pela startup, visa fornecer controle preciso seguindo rigorosamente os prompts fornecidos. A engenharia de prompts, ou a arte de comunicar de maneira precisa as instruções para um modelo de IA, é uma composição delicada em qualquer plataforma. O modelo Phoenix, ainda em fase de prévias, promete gerar imagens com alta precisão baseando-se em prompts longos e detalhados. Antes do desenvolvimento do Phoenix, Leonardo.Ai utilizava modelos de código aberto baseados no programa Stable Diffusion, treinados com imagens licenciadas publicamente, imagens Creative Commons e dados sintéticos.

A startup também permite que os usuários treinem seus próprios modelos para adequar-se melhor às suas necessidades criativas, sendo que até dezembro, cerca de 470.000 modelos personalizados foram criados. Em 2023, Leonardo.Ai lançou ferramentas adicionais, como a Realtime Canvas, que permite pintar em tempo real com auxílio de IA, e o recurso Edit With AI para editar imagens usando prompts.

Para começar a usar a plataforma, os usuários escolhem um modelo predefinido, como o Phoenix, inserem um prompt de texto e clicam em “Gerar” para visualizar um conjunto inicial de imagens. Os usuários podem modificar os prompts com instruções adicionais, como “Adicione um chapéu vermelho” ou “Faça com que fique vintage”, e escolher entre predefinições de estilo como Anime, Design Gráfico e Fotografia.

A plataforma conta com uma versão gratuita e limitada, além de planos premium a partir de US$ 10 por mês. Recursos avançados, como referências de personagem, estilo, conteúdo e treinamento de modelos próprios, estão disponíveis nas versões premium. Leonardo.Ai, inicialmente focada na indústria de jogos, expandiu seu mercado para incluir marketing, publicidade, design e entretenimento. Além disso, a startup está desenvolvendo uma oferta empresarial que permitirá que empresas treinem modelos personalizados usando seus próprios conjuntos de dados.

Em dezembro, a startup levantou US$ 31 milhões de investidores notáveis como Blackbird, Side Stage Ventures, Smash Capital, Tirta Ventures, Gaorong Capital e Samsung Next. Segundo Fiasson, o foco da Leonardo.Ai é tornar a tecnologia mais poderosa e controlável, proporcionando aos usuários um maior grau de controle sobre a produção final do conteúdo visual.

Esta é uma das várias startups de IA em destaque, ajudando a entender o cenário atual da inteligência artificial e suas atividades em andamento. Para mais detalhes sobre IA, consulte o AI Atlas para análises de produtos, notícias, dicas e explicações.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade