Imagine a seguinte situação: você precisa sair de casa imediatamente, mas seu iPhone está completamente descarregado. Parece um cenário complicado, semelhante a estar em um barco sem remo. No entanto, se você dispuser de alguns minutos para conectar seu dispositivo, nem tudo está perdido. Existem diversas formas de carregar rapidamente a bateria do seu telefone, mesmo que ela esteja quase esgotada. Enquanto levar um banco de energia portátil é uma boa alternativa, sair com a bateria cheia é sempre melhor.
Neste artigo, compartilharemos várias dicas sobre como otimizar o carregamento do seu iPhone. Não se trata apenas do método escolhido para carregar – se com ou sem fio – mas de entender diversos fatores que podem influenciar o tempo necessário para que seu dispositivo atinja a carga total.
1. Atualize seu carregador antigo
Uma das maneiras mais rápidas para carregar seu iPhone é utilizando um carregador rápido. Você precisará, pelo menos, de um adaptador de energia de 20 watts com um cabo USB-C para Lightning, ou um USB-C para USB-C para modelos de iPhone 15. Se você possui um iPhone 8 ou posterior, pode elevar a carga do seu telefone a cerca de 50% em apenas 30 minutos. E caso tenha uma hora disponível, a bateria pode ser totalmente carregada. Vale ressaltar que mesmo 10 minutos de carregamento rápido podem aumentar significativamente a porcentagem de sua bateria.
A Apple não fornece mais adaptadores de energia junto com novos iPhones, apenas o cabo. Portanto, você pode adquirir um adaptador de 20 watts diretamente da Apple ou em outras lojas como a Amazon. Além disso, a Mkeke fabrica um carregador que também atende a essa necessidade.
2. Carregadores sem fio mais eficientes
Outra alternativa rápida para carregar seu iPhone é utilizar o carregador MagSafe da Apple, combinado com um adaptador de 20 watts. Essa combinação é eficiente para iPhones 12 ou posteriores, permitindo um carregamento sem fio de até 15 watts. Em 30 minutos, a bateria pode chegar a aproximadamente 30%. No entanto, certifique-se de usar um carregador MagSafe, pois carregadores Qi convencionais fornecem apenas até 7,5 watts, tornando o processo mais lento.
3. Evite carregar pelo computador
Embora carregar seu iPhone pela porta USB do computador possa parecer conveniente, essa não é a opção mais rápida. As portas USB de laptops, sejam USB-A ou USB-C, não oferecem a mesma potência que adaptadores de parede, fazendo com que o carregamento seja mais demorado.
4. Minimize o uso do iPhone enquanto carrega
Para obter um carregamento mais eficiente, evite usar o iPhone enquanto ele está conectado. Atividades que exigem mais energia, como assistir a vídeos ou jogar, podem prolongar o tempo de carregamento.
5. Desligue o iPhone
Uma estratégia eficaz é desligar o dispositivo enquanto ele carrega. Mesmo que a tela esteja em modo de espera, processos em segundo plano continuam a consumir energia. Se prefere não desligar, ative o modo avião para desativar funções de transmissão sem fio, como celular, Wi-Fi e Bluetooth.
6. Ajuste configurações para um carregamento mais rápido
Ativar o modo de baixo consumo, reduzir o brilho da tela e utilizar o modo escuro pode ajudar sua bateria a carregar mais rapidamente.
7. Desative o carregamento otimizado
A Apple incluiu um recurso que visa prolongar a vida útil da bateria, mas isso pode também significar um carregamento mais lento. Desative o “Carregamento Otimizado da Bateria” nas configurações, especialmente quando precisar de uma carga rápida.
8. Substitua a bateria se necessário
Caso a saúde da bateria do seu iPhone esteja significativamente degradada, considere agendar uma troca na Apple. Uma bateria em bom estado manterá a carga por mais tempo e melhorará sua eficiência de carregamento.
Estas são apenas algumas dicas para garantir que seu iPhone esteja sempre pronto quando você mais precisa. Adotar essas práticas pode fazer toda a diferença na eficiência de carregamento do seu dispositivo.