A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) está avançando em Alagoas, abrangendo agora sete novos municípios. As cidades de Anadia, Barra de Santo Antônio, Boca da Mata, Campo Alegre, Flexeiras, Paripueira e Satuba receberam consultorias que visam melhorar a legalização das empresas locais.
Essas visitas ocorreram em novembro e tiveram como objetivo otimizar o uso do Portal Facilita Alagoas e aprimorar a integração dos sistemas de licenciamento. Durante as consultorias, equipes trabalharam com servidores municipais na limpeza de processos atrasados e na reformatação de documentos essenciais, como inscrição municipal e alvarás.
Outra medida importante foi a criação de um mapeamento das localidades, permitindo consultas automáticas sobre a viabilidade de atividades empresariais e os riscos associados. Edmundo Lins Filho, gerente da Redesim em Alagoas, destacou que essa nova fase da rede tem como foco a modernização e consolidação dos serviços, promovendo uma integração mais eficiente entre os sistemas.
“Antigamente, os municípios precisavam usar dois portais diferentes. Com a nova integração, eles poderão operar em um único sistema, que se comunica com o Portal Facilita Alagoas”, explica Lins. Para Rosa Omena, diretora de tributos em Flexeiras, a iniciativa também gerou otimismo no registro de novas empresas. “Foram dias muito produtivos, especialmente na área de alvarás sanitários, respondendo às dúvidas técnicas que surgiram. A perspectiva é positiva, pois as facilidades trazidas pelo Redesim beneficiarão os contribuintes”, ressalta.
A nova fase da Redesim foi lançada em setembro, com a meta de modernizar o registro e licenciamento de empresas em Alagoas. Estão previstas a automatização de consultas para todas as 102 cidades, melhorias em serviços e a inclusão automática de documentos, como a inscrição municipal, ampliando ainda mais a eficiência do processo de legalização.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.













