Maceió se prepara para receber, após um hiato de seis anos, o Nasa Space Apps Challenge, reconhecido como o maior hackathon do mundo. O evento acontece nos dias 4 e 5 de outubro no Centro de Inovação do Jaraguá e reúne talentos locais em uma jornada de criatividade e inovação, desafiando os participantes a desenvolverem soluções para problemas propostos pela Nasa.
Com inscrição gratuita, o evento abre suas portas para todos — de desenvolvedores a designers, passando por engenheiros e contadores de histórias. A expectativa é que 30 equipes, compostas por quatro a seis membros, se formem, embora as inscrições sejam individuais. Jean Paul Neumann, líder local do evento, destaca que os participantes poderão escolher entre 18 desafios elaborados pela Nasa, além de propor seus próprios problemas a serem solucionados.
O hackathon oferecerá 48 horas repletas de aprendizado e colaboração, com a presença de mentores especializados e infraestrutura tecnológica, tudo para ajudar na transformação de ideias em protótipos. Os projetos desenvolvidos serão avaliados por uma banca local, e os melhores têm a chance de serem reconhecidos internacionalmente, com 10 vencedores sendo escolhidos em todo o mundo.
Hérmani Magalhães, coordenador do Laboratório de Inovação Inclusiva da Ufal, ressalta a importância do evento para o ecossistema local de inovação, apontando que a metodologia do hackathon se alinha aos princípios adotados em eventos anteriores no estado. “O retorno do Nasa Space Apps Challenge deve encontrar um público mais maduro, pronto para competir e contribuir com soluções que impactam a humanidade”, afirma.
Além das competições, o evento oferece uma rica programação com palestras, oficinas e dinâmicas coletivas que promovem a troca de experiências entre especialistas, estudantes e profissionais de diversas áreas. Segundo o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Silvio Bulhões, realizar um evento global em Maceió é uma grande oportunidade para destacar o talento e a capacidade de inovação do estado em um cenário internacional.
Essa edição do Nasa Space Apps Challenge é, sem dúvida, um convite à participação ativa de toda a comunidade, mostrando que Alagoas está pronta para se engajar em grandes desafios globais.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.