Nos últimos dois meses, a Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) tem se destacado pela implementação de inteligência artificial no Portal Facilita Alagoas. Essa inovação levou a um aumento significativo de 71,41% no número de processos empresariais deferidos.
Uma das melhorias notáveis foi a redução no tempo médio de análise de processos singulares, agora estabelecido em 7 horas e 44 minutos. Isso representa uma transformação expressiva, visto que anteriormente os processos levavam, em média, 17 horas e 16 minutos para serem analisados.
A verificação por inteligência artificial foi disponibilizada ao público em 22 de setembro e se revelou uma ferramenta valiosa. Desde sua implementação, a taxa de deferimento subiu de 65,74% para 71,41%. O número de erros, que resultavam em exigências para correções, caiu de 34,25% para 28,59%.
A tecnologia beneficia não apenas os usuários externos, que agora podem realizar verificações antes da submissão dos documentos, mas também aprimora o trabalho dos analistas da Juceal. Durante o mesmo período, o tempo médio para a passagem dos processos dentro da instituição reduziu impressionantes 78,12%, passando para 13 horas e 40 minutos.
João Gabriel Costa Lins, presidente da Juceal, celebrou os avanços e enfatizou a importância da adaptação dos usuários a essa nova funcionalidade. “Queremos alcançar 100% de processos deferidos, sem erros, proporcionando agilidade e segurança para os empreendedores”, afirmou. Ele alertou, no entanto, que esta evolução depende da adaptação dos clientes ao sistema.
A funcionalidade da inteligência artificial é facilmente acessível na tela de envio de documentos. Ao salvar um arquivo, o sistema sugere a análise com IA, retornando imediatamente um resultado que indica a presença ou ausência de divergências. Em caso de erro, o usuário é direcionado para as correções necessárias.
Para os analistas, a inteligência artificial atua como uma ferramenta opcional, auxiliando na verificação de dados. Após a varredura, o sistema apresenta as divergências entre os documentos, permitindo uma análise mais detalhada.
Essas inovações estão moldando o futuro do registro empresarial em Alagoas, prometendo um processo mais rápido e eficiente para os empreendedores do estado.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.













