logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Jovens Cientistas de Alagoas Brilham na 11ª Bienal Internacional do Livro

COMPARTILHE

A 11ª Bienal Internacional do Livro de Alagoas, que ocorrerá de 31 de outubro a 9 de novembro no Centro de Convenções de Jaraguá, promete ser um espaço vibrante para a ciência e a cultura. Entre os protagonistas da programação estão os estudantes e professores do Programa de Iniciação Científica Júnior (Pibic Jr.), uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

Um dos destaques é a jovem Lara Barros, estudante da Escola Estadual Humberto Mendes, em Palmeira dos Índios. Lara, que pesquisa artes visuais e culturas populares, lançará seu livro “O Reisado da Tabacaria como espelho para a identidade cultural do povo quilombola: as vozes de mestre Gerson Paulino”. O título, resultado de seu trabalho de iniciação científica, será exposto no estande da Secretaria de Estado da Cultura e também fará parte do acervo da Editora Performance. A obra foi viabilizada pelo apoio da Lei Paulo Gustavo e contará com ilustrações de outros jovens criadores do Pibic Jr.

“Participar do Pibic Jr. me abriu portas que eu nunca imaginei ter, e estar na Bienal como autora do meu próprio livro é indescritível. Estou muito feliz”, declarou Lara. Os interessados poderão encontrá-la em sessões de autógrafos nos dias 6 e 7 de novembro.

O professor Matheus Jadejishi, orientador de Lara, também fará parte do evento, discutindo, no dia 7, o design de personagens negros nas histórias em quadrinhos brasileiras. Ele recentemente foi premiado com o Prêmio Arte na Escola Cidadã, um dos mais respeitados na área de arte-educação no país. “Sempre sonhei em participar de uma Bienal, e agora ter uma aluna realizando esse sonho é extremamente gratificante”, disse o professor.

A Bienal ainda contará com diversos lançamentos de obras e projetos de outros estudantes e professores do Pibic Jr. O dia 4 de novembro será marcado pela apresentação de dois projetos inovadores sobre sustentabilidade e ciência, coordenados por docentes de Maceió. No dia 5, haverá o lançamento do livro “Caminhos da Iniciação Científica: jovens pesquisadores e a realidade socioambiental em Rio Largo”, enquanto no dia 6 o Ifal apresentará jogos interativos em química.

O Pibic Jr. representa uma significativa contribuição ao Ensino Médio no estado, com um investimento anual de R$ 6 milhões, atendendo até mil estudantes e cem professores. Essa é uma das várias iniciativas do Programa Mais Ciência, Mais Futuro, que visa fortalecer a pesquisa e inovação em Alagoas, prevendo um investimento total de R$ 200 milhões até 2026.

Esse panorama mostra como a Bienal se torna um palco de representatividade e incentivo ao talento jovem, celebrando a cultura e a ciência em Alagoas.

Com informações e imagens do Governo de Alagoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade