O apagão cibernético está causando transtornos nos principais aeroportos do Brasil, Guarulhos em São Paulo e Santos Dumont no Rio de Janeiro, entre os mais movimentados do país, estão com atrasos e cancelamentos de voos. O Aeroporto Santos Dumont com problemas no sistema de check-in de algumas companhias aéreas, levando a processos manuais para lidar com a situação. Até o momento da última atualização, 23 voos estavam atrasados e 12 haviam sido cancelados no Santos Dumont.
Passageiros reclamam da remarcação dos horários dos voos e de terem que despacharem as malas já depois do embarque.
”Eu não estava preparada para despachar a bagagem, minha mala iria comigo dentro do avião, remarcaram o horário e me mudaram de avião dentro do embarque, não permitiram entrar com a mala para a cabine, alegaram que o novo voo não tinha espaço para bagagem de mão e teria que deixar a mala na porta do avião para ser despachada, mas eu não tinha nem cadeado!” reclamou a passageira Fátima Machado no Aeroporto de Guarulhos/SP com destino a Maceió.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) explicou que a intermitência no sistema ocorreu em nível nacional, mas não foi diretamente ligada ao apagão cibernético global que afetou serviços bancários e de comunicação em todo o mundo. Outros aeroportos no Brasil também enfrentaram instabilidades, como Florianópolis, Natal, Vitória, Salvador, Ribeirão Preto, com processos manuais de check-in e embarque.
Companhias aéreas como Azul e Latam se pronunciaram sobre os incidentes, informando sobre a possibilidade de atrasos pontuais devido a problemas nos sistemas globais de gestão de reservas. Recomenda-se aos passageiros chegar mais cedo e procurar os balcões de atendimento das companhias para solucionar questões relacionadas aos voos.
O apagão cibernético não afetou apenas os aeroportos, mas também causou impactos em serviços bancários e de comunicação em todo o mundo.
Problemas relacionados a sistemas que utilizam Windows, como na empresa CrowdStrike, fornecedora de serviços de segurança digital, foram apontados como a origem das intercorrências. Usuários no Brasil relataram que aplicativos de bancos estavam fora do ar, e bolsas de valores globais também enfrentaram dificuldades em suas operações.