logo_mco_2023_200X75
logo_mco_120X45

Publicidade

Publicidade

Alagoas Sedia Congresso da Sociedade Brasileira de Computação e Workshop de Tecnologias de Rede

COMPARTILHE

Alagoas Sedia 45ª Edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação

Nesta semana, o Centro de Convenções de Maceió recebeu a 45ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), o maior evento do gênero na América Latina. A realização contou com o apoio da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal).

No dia 23 de agosto, o evento hospedou a 4ª edição do Workshop de Tecnologias de Rede (WTR 2025), promovido pelo Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Alagoas (PoP-AL RNP). O workshop proporciona um espaço de diálogo e troca de experiências entre universidades, governo e empresas, com o intuito de fortalecer a conectividade e o desenvolvimento científico pelo aprimoramento da infraestrutura digital.

Georginei Neri, assessor executivo da Fapeal e coordenador administrativo do PoP-AL, destacou a importância do evento para a aproximação entre a RNP e seus clientes em Alagoas. Ele enfatizou o diferencial do PoP-AL, que é um dos únicos do Brasil abrigados por uma FAP: “Isso nos permite inserir um componente estadual no processo de transformação acadêmica e na formação continuada”, afirmou.

Neri também lembrou a ampliação da infraestrutura de fibra ótica, que acompanhou a interiorização das universidades, como a Ufal e a Uneal. Atualmente, Alagoas conta com 42 pontos conectados, proporcionando uma rede robusta de nove organizações vinculadas.

O diretor-presidente da Fapeal, professor Fábio Guedes, também sublinhou a relevância do PoP-AL. “Sua integração à Fapeal permite um atendimento abrangente ao estado, suprindo necessidades tanto de instituições federais quanto estaduais”, declarou.

Guedes destacou a crescente importância das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) em relação a desafios como segurança cibernética e soberania digital. “Esses são desafios cruciais para as políticas públicas e a gestão do futuro digital em Alagoas”, acrescentou.

O professor Mário Hozano, da Ufal, corroborou a visão de Neri ao mencionar que o PoP-AL tem sido fundamental para a conectividade, possibilitando mais de 260 contratos com empresas importantes, como Dell, Epson e Sony.

O WTR também foi enriquecido com uma série de palestras do diretor-geral da RNP, Lisandro Granville, que discutiu a necessidade de uma rede digitalmente soberana no Brasil, especialmente em áreas como inteligência artificial e cibersegurança.

Para encerrar o evento, o PoP-AL promoveu atividades voltadas à inclusão e diversidade, ressaltando a presença feminina na tecnologia. Pesquisadoras de diversas áreas participaram da mesa redonda “Mulheres que Inovam: Tecnologia a Serviço da Transformação Social”, evidenciando o papel das mulheres no avanço tecnológico.

Essa iniciativa, assim como as palestras e workshops, reafirma a importância de Alagoas no cenário da tecnologia e inovação, consolidando a região como um polo de desenvolvimento científico e tecnológico. Para saber mais sobre o PoP-AL e seus serviços, acesse o site oficial.

Com informações e imagens do Governo de Alagoas.

0

LIKE NA MATÉRIA

Publicidade