Em um passo significativo rumo à modernização da administração pública, o governador Paulo Dantas, acompanhado pela secretária de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Paula Dantas, apresentou nesta sexta-feira (19) a nova plataforma digital Alagoas Inteligente (AI). A iniciativa promete facilitar o acesso a 85 serviços públicos digitais até o fim do ano, garantindo agilidade e segurança aos cidadãos.
O evento, realizado no auditório Aqualtune, contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o diretor-presidente da Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal), João Gabriel Costa Lins, conhecido como “Joãozinho”, que assinou duas ordens de serviço para aprimorar a eficiência dos serviços oferecidos pela autarquia.
Durante a cerimônia, Paulo Dantas ressaltou que a criação da plataforma AI é um componente essencial do programa Alagoas Mais Digital. “Estamos lançando o Alagoas Inteligente, um sistema que levará serviços básicos aos alagoanos de maneira rápida e com pouca burocracia”, afirmou o governador. Paula Dantas complementou ao destacar que a meta é que os cidadãos possam resolver questões administrativas com apenas dois cliques, compartilhando que já estão disponíveis 25 serviços, e que até o final do ano esse número subirá para 85.
A implementação da Alagoas Inteligente é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e a X-VIA Tecnologia LTDA, uma empresa especializada em soluções de governo digital. Gustavo Correia, diretor de Operações da X-VIA, explicou que a plataforma funcionará como um portal único, centralizando todos os serviços governamentais em um único local, acessível tanto pelo site quanto por um aplicativo. “A segurança é o pilar fundamental deste projeto, garantindo tranquilidade aos usuários”, assegurou Correia.
Wendel Palhares, secretário de Estado da Comunicação, qualificou o lançamento da plataforma como um marco tecnológico na modernização dos serviços públicos de Alagoas. Ele destacou as missões do governador a países como Uruguai e Estônia, buscando incorporar melhores práticas internacionais para aprimorar a experiência do cidadão.
Integrando a proposta do Alagoas Mais Digital, a nova plataforma também visa reduzir os custos públicos em mais de R$ 20 milhões. Entre os serviços já oferecidos estão matrícula online para escolas estaduais, solicitações de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para baixa renda, e a emissão de contracheques para aposentados.
Ainda durante a solenidade, o governador anunciou a previsão de lançamento da plataforma Saúde Mais Digital, que permitirá teleconsultas 24 horas. Com inspirações no programa desenvolvido no Piauí, Alagoas, atualmente em 3º lugar em termos de consultas realizadas, almeja superar estados como a Bahia e o próprio Piauí com essa nova ferramenta.
O evento também formalizou melhorias no processo de licenciamento em Alagoas, permitindo que cidadãos emitam licenças necessárias para empreendimentos de forma totalmente online por meio do portal Facilita Alagoas. Um avanço que visa facilitar a abertura, alteração e baixa de empresas através da implementação de inteligência artificial na interface do portal.
Com informações e imagens do Governo de Alagoas.