Está aberto o período de inscrições para a terceira edição do Edital “Projetos que Transformam”, promovido pela Braskem, visando impulsionar iniciativas que promovam o desenvolvimento sustentável e a inclusão social nas comunidades onde a empresa atua. Cada projeto selecionado poderá receber investimentos de até R$ 50 mil, com as inscrições abertas até 29 de maio através do link: https://editaisbraskem.prosas.com.br. Serão selecionados até 15 projetos em todo o país.
Este ano, serão priorizadas iniciativas alinhadas a três temáticas prioritárias da companhia: Economia Circular e Clima; Educação Profissional e Tecnológica; e Inclusão Social. Régia Melo, analista de relações institucionais da Braskem, destaca o foco em projetos que impactem positivamente as comunidades do entorno das unidades. Em Alagoas, os projetos devem beneficiar os municípios de Maceió, Marechal Deodoro e Coqueiro Seco.
O Edital contemplará projetos que fomentem o desenvolvimento local em cinco estados: Alagoas, Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. As iniciativas selecionadas terão até 12 meses para serem executadas. Uma capacitação gratuita virtual de apoio à elaboração das propostas será realizada entre 14 e 17 de maio, das 14h às 17h. Mais informações podem ser obtidas no site do edital.
Os projetos serão avaliados em cinco etapas, com a divulgação dos selecionados prevista para o último trimestre de 2024. Os autores das iniciativas escolhidas participarão de uma capacitação sobre gestão e prestação de contas de projetos sociais. Na última edição, realizada em 2023, foram recebidas 229 inscrições, com dois projetos selecionados em Alagoas: o “Mãos à obra”, do Instituto Mandaver, e o “Oceanos de plástico: economia circular em comunidades costeiras”, do Instituto Ayni.